Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

II Semana da Convivência Familiar e Comunitária será realizada pela EMERJ

Ícone que representa audiodescrição

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoverá, por meio do Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica, a II Semana da Convivência Familiar e Comunitária com o tema “O direito da criança à construção ou restabelecimento de vínculos familiares”.

O encontro acontecerá presencialmente no dia 23 de maio, às 10h, no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. Haverá transmissão via plataforma Zoom, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Mesa de abertura (10h às 10h30)

Participarão da abertura do evento: a desembargadora Ana Maria Pereira de Oliveira, coordenadora da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (CEJAI/RJ); a desembargadora Daniela Brandão Ferreira, presidente da Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância, da Juventude e do Idoso do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (CEVIJ-TJRJ); o presidente do Fórum, juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza; e a promotora de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) Raquel Madruga do Nascimento.

Conferência sobre adoção aberta (10h30)

A conferencista da mesa será a desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do Estado do Mato Grosso do Sul (TJMS) Maria Isabel de Matos Rocha.

Dano Moral e responsabilização de adoções fora do cadastro do SNA (11h)

A juíza Lorena Paola Nunes Boccia, titular da 2ª Vara de Família, Infância e Juventude da Comarca de Barra Mansa, e Silvana do Monte Moreira, presidente da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB-RJ), serão as palestrantes.

Impasses e perspectivas na colocação familiar (14h)

Os psicólogos do TJRJ Erika Piedade da Silva Santos e Lindomar Darós e os assistentes sociais do TJRJ Ana Lúcia Gomes de Alcântara e Caio César Wollmann Schaffer realizarão as exposições.

A mediação da mesa ficará a cargo do psicólogo do TJRJ Rafael Reis da Luz.

A articulação com as políticas de assistência na garantia da convivência familiar (16h30)

Serão os palestrantes do painel: Douglas Lopes de Freitas, diretor do Instituto Rede Abrigo; a promotora de Justiça do MPRJ Luciana Pereira Grumbach Carvalho; e Raum Batista, psicólogo da Associação Brasileira Terra dos Homens (ABTH).

A psicóloga do TJRJ Eliana Olinda Alves será a mediadora da mesa.

Semana da Convivência Familiar e Comunitária

Saiba mais sobre a edição anterior da Semana da Convivência Familiar e Comunitária clicando aqui e aqui.

Inscrição

Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (ESAJ) aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela OAB-RJ para estudantes de Direito participantes do evento.

Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8492

 

17 de maio de 2024

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)