A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizou nesta sexta-feira (23) a cerimônia de inauguração do retrato do advogado Fredie Souza Didier Junior na Galeria dos Conferencistas Eméritos da Escola.
A solenidade aconteceu presencialmente no Salão dos Conferencistas Eméritos. Houve transmissão para o público externo pelo canal oficial EMERJ no Youtube.
Abertura
O diretor-geral da EMERJ, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, declarou na abertura da cerimônia: “Hoje é um dia muito especial para nossa Escola, porque temos a ocasião de celebrar um parceiro de longa data da EMERJ, que é o professor Fredie Didier Junior. Essa homenagem já se faz muito tardia, pelo tanto que sua excelência tem colaborado tanto nos cursos de formação e aperfeiçoamento dos magistrados, como também nos Fóruns Permanentes dos quais participa”.
“Como um grande processualista civil da atualidade, um dos maiores do país, ele consegue nos brindar com palestras nos fóruns de probidade administrativa falando, por exemplo, da importância da Justiça Multiportas no Direito Público, que é uma questão ainda muito difícil e importante a ser enfrentada. No Fórum de Processo Civil, no Fórum de Direito Civil, dentre tantas outras matérias”, prosseguiu o diretor-geral da EMERJ.
O desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo concluiu: “Gostaria de dizer que essa é uma daquelas homenagens em que, na verdade, a Escola que é a homenageada”.
Homenageado
O advogado Fredie Souza Didier Junior discursou: “Tenho que começar agradecendo a incrível homenagem. Não sei se sou o primeiro professor baiano nessa Galeria. Realmente fiquei muito emocionado, porque, de fato, a EMERJ é a minha casa acadêmica no Rio de Janeiro. É onde mais frequento, é a Casa que mais me chama e convida para os mais diversos fóruns, Fórum de Família, de Probidade, Civil, Processo Civil, Multiportas... me convidam e eu sempre gosto de vir.
Para mim é uma grande homenagem. Desde as primeiras vezes que cheguei aqui e vi essa parede crescendo, não imaginava que minha foto um dia estaria aqui. Agradeço muito ao desembargador Marco Aurélio, diretor da EMERJ, que foi quem promoveu e levou meu nome ao Conselho.
Estou chegando aos 50 anos. Os últimos cinco anos têm sido de balanço da minha vida. Se as pessoas criam pretextos para fazerem balanços de suas vidas, o meu foi fazer 50 anos. E uma das questões, que talvez seja a questão filosófica mais universal, que é saber o que é ser feliz, o que é felicidade e o que é um ideal de vida, tem sido uma das minhas maiores reflexões. E uma das dimensões, talvez não óbvias da minha felicidade, claro, que ter boa saúde, bons amigos, faz parte da felicidade, mas isso é muito óbvio. Mas tem uma coisa que não é muito óbvia, mas para mim faz muita diferença: para ser feliz, preciso me sentir membro e ser relevante para uma comunidade. Eu não gosto de me sentir estrangeiro, preciso me sentir inserido e relevante.
Moro em Salvador, escolhi morar lá e Salvador me faz bem. Sou soteropolitano, minha vida toda foi lá. Pelas mais diversas razões eu poderia não morar em Salvador, talvez fosse mais fácil. Porém, decidi morar em Salvador porque tenho uma sensação comunitária de pertencimento e me sinto útil morando em Salvador. Talvez seja uma pretensão de minha parte, mas é como se eu pudesse melhorar Salvador pelo fato de eu estar morando em Salvador. Evidentemente, isso é uma utopia. Salvador não melhora em nada com a minha presença, mas eu preciso acreditar nisso, porque me faz bem. Me faz, por exemplo, ser professor da Universidade Federal da Bahia, uma universidade pública, gratuita, com sistema de cotas. Estou lá dando uma contribuição, que considero um retorno que dou a sociedade.
Teoricamente, eu poderia fazer um concurso, passar e ser professor da USP. Mas o que eu agregaria para São Paulo? São Paulo não precisa de mim, mas acho que Salvador precisa de mim. Fico pensando nisso nas minhas ilusões e delírios de felicidade. Por isso eu escolhi ficar em Salvador, porque preciso ter essa vida comunitária e sensação de pertencimento.
O que isso tem a ver com a EMERJ? Porque o Rio é minha segunda casa, minha segunda cidade no Brasil, é onde me sinto em casa fora de Salvador. Ninguém entende isso, me falam sempre para ir para o São Paulo. Mas o Rio me faz bem, me sinto em casa. Meu filho mais velho se formou aqui, minha filha do meio estuda aqui. Eu venho para o Rio inúmeras vezes ao ano. E o Rio me faz bem porque eu me sinto membro da comunidade do Rio, me sinto acolhido, tenho amigos próximos que fazem parte da minha família. Então, quando a EMERJ me homenageia, me colocando nessa Galeria, aumenta meu índice de felicidade, porque reforça em mim a ilusão de ser membro da comunidade carioca.
Muito obrigado”.
Demais participantes
Além do diretor-geral da EMERJ, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, estiveram presentes na cerimônia presidente do Fórum Permanente de Transparência, Probidade e Administração Pública Desembargador Jessé Torres Pereira Junior, desembargadora Inês da Trindade Chaves de Melo, e o juiz Bruno Vinícius da Ros Bodart da Costa, desembargador eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e vice-diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE/RJ), que juntos entregaram uma placa em homenagem ao advogado Fredie Souza Didier Junior: “Por ocasião da inauguração de seu retrato na Galeria dos Conferencistas Eméritos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, em reconhecimento à excelência de sua contribuição para a disseminação do conhecimento jurídico, com o agradecimento do Conselho Consultivo, dos alunos e de todos os colaboradores desta Escola”.
A secretária-geral da EMERJ Gabriela Rafael Carneiro também participou da solenidade e entregou flores à esposa do conferencista emérito da Escola, Renata Garcia Souza Didier.
Fredie Souza Didier Junior
Nascido em Salvador, Bahia, em 13 de setembro de 1974, o advogado Fredie Souza Didier Junior tem 49 anos. Formou-se em Direito na Universidade Federal da Bahia (UFBA), é mestre em Direito também pela UFBA e doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou seu pós-doutorado na Universidade de Lisboa.
É diretor-geral da Faculdade Baiana de Direito, professor honorário da Universidade Continental do Peru, professor dos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Direito da UFBA, livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP), professor visitante da Pontifícia Universidade Católica do Peru, professor colaborador dos Programas de Pós-graduação em Direito (PPDG) da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
É membro de diversos institutos e associações, tais como: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB); Instituto dos Advogados da Bahia (IAB-BA); Academia de Letras Jurídicas da Bahia (ALJBA); Academia de Letras da Bahia (ALB); Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP); Instituto Ibero-americano de Direito Processual (IIDP); International Association of Procedural Law (IAPL); Associação Brasileira de Direito Processual (ABDPro); Associação Norte e Nordeste de Professores de Processo (ANNEP); da Associação Brasileira de Direito Processual Constitucional (ABDPC); da Assembleia das Obras Sociais de Irmã Dulce; e da Ordem do Mérito Judiciário Trabalhista. Também é membro honorário do Instituto Carioca de Processo Civil (ICPC).
Além disso, foi conselheiro estadual e conselheiro federal suplente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), vice-presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais da OAB, e coordenador da Comissão de Juristas da Câmara dos Deputados responsável pela revisão do projeto de novo Código de Processo Civil brasileiro (Lei n. 13.105/2015).
Referência em Direito Processual Civil no Brasil, Fredie Souza Didier Junior publicou mais de 50 livros e possui mais de uma centena de artigos publicados em periódicos científicos e livros no Brasil, Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, México, Argentina, Peru e França. Dentre suas obras de maior destaque está o “Curso de Direito Processual Civil”, dividido em 5 volumes.
Assista
Para assistir na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=25gc2pFgsss
Fotos: Maicon Souza
23 de agosto de 2024
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)