Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ realiza cerimônia de formatura da segunda turma do curso de português instrumental jurídico e da primeira turma do curso de inglês instrumental jurídico, em parceria com a Educafro

Ícone que representa audiodescrição

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizou, nesta segunda-feira (9/12), a cerimônia de formatura da segunda turma do Curso de Português Instrumental Jurídico e da primeira turma do Curso de Inglês Instrumental Jurídico em cooperação com o projeto Educafro. A cerimônia aconteceu no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura.

“Essa conquista representa muito mais que a conclusão de um curso, simboliza a transformação de vidas, a superação de obstáculos e a construção de um futuro mais justo e igualitário. A EMERJ e a Educafro, ao unirem forças, deram um passo fundamental para democratizar o acesso à justiça e ampliar a representatividade de grupos historicamente marginalizados. Essa parceria demonstra que a educação é a chave para a mobilidade social e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, ressaltou a secretária-geral da EMERJ, Gabriela da Silva Rafael Carneiro, ao dar início à solenidade, representando o diretor-geral da Escola, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo. Em seguida, dirigiu-se aos alunos: “Caríssimos formandos e formandas, vocês são a prova viva que é possível superar qualquer desafio e alcançar suas metas. Vocês enfrentaram obstáculos, dedicaram-se aos estudos e agora colhem os frutos de seu esforço. Sintam-se orgulhosos por terem chegado até aqui e por fazerem parte dessa história de sucesso. Levem consigo os conhecimentos adquiridos e os valores que nortearam suas trajetórias. Sejam agentes de transformação em suas famílias, nos seus trabalhos e em suas comunidades e contribuam para construção de um país mais justo e democrático”.

Em seguida, o diretor-presidente da Educafro, Frei David Raimundo dos Santos, realizou seu discurso e ressaltou: “Parabéns a todos e todas que chegaram até esse momento, que é uma etapa chamada de auge. Todas essas conquistas aqui não vão dar em nada se vocês todos não saírem daqui nos ajudando a trazer o triplo de pessoas disputando as vagas para o ano que vem, então comecem a divulgar já”. E prosseguiu: “Nenhuma escola do Brasil nos deu isso, abrir a biblioteca para os alunos estudarem e ainda ter o lanche. Ninguém fez isso e a EMERJ fez isso, então, quero ver todos vocês divulgando e valorizando”.

Durante a cerimônia foi anunciada a assinatura de uma nova parceria para dois novos cursos realizados entre a EMERJ e a Educafro.

“No próximo semestre estamos (EMERJ) oferecendo 30 vagas nos cursos EaD Tópicos Especiais em Direitos Humanos e Processo Civil Coletivo. São dois cursos, um com 16 e outro com 20 horas. Esses cursos já estão gravados, mas eles são recentes, deste ano, porque são uma exigência do CNJ. São matérias que caem no concurso da magistratura, então, são muito importantes para quem está se preparando para a magistratura, que é o que desejamos para vocês, para os nossos alunos. Esse plano de ação que eu e o Frei David vamos assinar agora está prevendo exatamente isso, ou seja, além dos cursos de Português instrumental Jurídico e de Inglês Instrumental Jurídico”, celebrou a secretária-geral da EMERJ, Gabriela da Silva Rafael Carneiro.

Oradora Neredia Guimarães de Vasconcellos

Escolhida pela primeira turma do Curso de Inglês Instrumental Jurídico como oradora, a aluna Neredia Guimarães de Vasconcellos declarou: “Hoje, celebramos não apenas a conclusão de curso, mas também o esforço coletivo que tornou essa relação possível. Não podemos deixar de destacar a relevância desse momento para o fortalecimento dos direitos do povo negro. A Convenção Interamericana dos Direitos Humanos nos lembra que a inclusão educacional é um dos pilares da igualdade social, reafirmando que o acesso à educação de qualidade é um direito humano inalienável. A educação, além de transformar vidas, é uma formação indispensável para romper ciclos de exclusão histórica e promover a dignidade humana“.

 

Orador Moisés Lauriano de Santana

Em seguida, o aluno Moisés Lauriano de Santana, orador escolhido pela segunda turma do Curso de Português Instrumental Jurídico, declarou: “Parabenizamos a Educafro e a EMERJ pela implementação do Curso de Português Instrumental Jurídico, neste momento em sua segunda edição. Esta colaboração é um marco importante para educação e formação de profissionais negros ainda mais competentes, inclusive no âmbito jurídico. A iniciativa demonstra um compromisso com a qualidade do ensino e com a inclusão, proporcionando aos participantes as ferramentas necessárias para uma comunicação eficaz e precisa na solenidade e no ambiente jurídico, além de desenvolvimento social, profissional e econômico. Estamos certos de que esta conjugação de esforços continuará sendo frutífera e trará ainda mais grandes benefícios para todos os envolvidos, especialmente o povo preto, pobre e periférico”.

 

Demais participantes

Também compuseram a mesa de honra da solenidade: a professora do Curso de Inglês Instrumental Jurídico Luana Silveira Chapot e o professor do Curso de Português Instrumental Jurídico Ulisses da Silva Gomes.

Curso de Português Instrumental Jurídico e Curso de Inglês Instrumental Jurídico

No total, 34 alunos se formaram em ambos os cursos hoje.

Os cursos tiveram como objetivo promover o ensino da norma padrão da língua portuguesa e da língua inglesa, garantindo conhecimento profundo para que se possa ter um bom desempenho jurídico acadêmico e profissional, por meio do fortalecimento de habilidades na produção oral e escrita, com foco na compreensão, interpretação e produção de textos jurídicos.

 

Educafro

A ONG Educafro foi idealizada pelo Frei David. O projeto existe há mais de 30 anos, com a missão de auxiliar jovens pobres, especialmente negros, a ingressar em universidades de todo o Brasil. Cerca de 100 mil pessoas conquistaram suas vagas por meio do projeto.

 

Fotos: Maicon Souza

9 de dezembro de 2024

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)