Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ celebra cerimônia de formatura dos alunos do Curso de Pós-Graduação em Direito Público e Privado 2024.2

Ícone que representa audiodescrição

“Hoje é um dia inegavelmente especial, tanto para a Escola da Magistratura quanto para cada um dos formandos e seus familiares. Uma formatura é sempre um momento especial, em quem vivenciamos uma simbologia ímpar. Somos todos verdadeiramente vitoriosos, é o momento que marca não apenas o encerramento de uma etapa, mas também o início de novas oportunidade e desafios. Hoje celebramos as conquistas de cada um dos formandos que dedicaram tempo,  esforço e paixão ao estudo do Direito público e visando alcançar um objetivo específico em suas carreiras, que é tornar magistrados aqui no nosso Tribunal (TJERJ)  ”.

Com estas palavras, o diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, iniciou a cerimônia de formatura dos alunos do 2º semestre de 2024 das turmas A, B e C do CP-VI do Curso de Pós-Graduação em Direito Público e Privado, “Turma José Maria de Castro Panoeiro”.

A solenidade aconteceu na noite desta (sexta-feira 13), no lotado Plenário Ministro Waldemar Zveiter, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

O diretor-geral da EMERJ destacou: “Quero também saudar e fazer uma referência especial ao desembargador Cláudio Viana de Lima, que em dezembro de 1988, idealizou a Escola da Magistratura, que fez esse ano 36 anos neste ano. Essa estrutura foi montada por ele, um verdadeiro visionário que sonhou essa escola, mas não imaginou o ponto que ela chegaria.”

“Quero desejar um sucesso muito grande para vocês em qualquer carreira que vocês abraçarem, não tenham duvidas e confiem no diploma de vocês. Vocês chegaram aqui advogados, bacharéis em direito, não tenham duvidas de que todos vocês estão saindo daqui muito mais preparados que chegaram.”, prosseguiu o desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo.

“Lutem bastante e tenham o dia de hoje como um marco de vitorias, que outras tantas virão.”, o diretor-geral da Escola.

Nome da turma

Os alunos do 2º semestre de 2024 das turmas A, B e C do CP-VI do Curso de Pós-Graduação em Direito Público e Privado escolheram José Maria de Castro Panoeiro, pocurador da República do Ministério Federal e professor de Direito Penal.

Ao homenagear o professor José Maria Castro Panoeiro, a aluna Lorhanny Soares Rangel. Da turma CP VI -A, destacou: ”Hoje temos a honra de celebrar não apenas uma conquista em nossas vidas, mas também prestar uma justa e emocionada homenagem à aquele que marcou profundamente a nossa jornada, o professor José Maria de Castro Panoeiro. Professor, escolher o seu nome para representar os formandos de 2024.2 da EMERJ não foi apenas uma decisão unanime, mas uma demonstração de reconhecimento, carinho e gratidão por tudo que você fez por nós. Ao longo da nossa trajetória o senhor não foi apenas um professor brilhante e sabemos da sua inteligência incomparável, mas também foi alguém que fez questão a cada dia de nos dar uma palavra de consolo, de gentilmente preocupar com cada um de nós, principalmente com a nossa preparação para o concurso publico e tornou-se nosso amigo“

Em seguida, concluiu ao agradecer: “Obrigada por nos formar, não apenas operadores do Direito melhores, mas seres humanos melhores, preparando para a nossa grande missão da promoção da justiça. Em nome de toda a turma, o nosso mais profundamente agradecimento, obrigada por sua dedicação, amizade e por ser uma referência, a qual nos orgulhamos de seguir. O senhor estará sempre em nossas histórias de vida, não apenas na placa da turma 2024.2, mas em nossos corações e em nossas futuras carreiras. Que a sua trajetória continue iluminando mentes e corações, assim como tem iluminado os nossos. Que essa homenagem seja um pequeno reflexo de todo a admiração e respeito que temos pelo senhor.”

Ao receber a homenagem, o professor proferiu emocionado: “É sempre uma alegria estar como professor nessa cerimonia e ser homenageado com o nome da turma, deixa em nós uma especial razão que não conseguimos entender, uma marca indelével para todo o sempre. Gratidão!” E seguiu: Quem ingressa na Escola da Magistratura,  o faz com o firme propósito de ingressar na magistratura, porém descobre que ela é mais que uma escola jurídica,  uma escola de vida, é um lugar especial, de onde todos saem hoje muito maiores do que quando aqui chegaram, são hoje melhores operadores do Direito do que quando ingressaram, sabem extrair do Direito o justo e o bom para dar o que lhe cabe. O momento é de alegria, encerra-se um ciclo, ainda que não seja aquele almejado derradeiramente por cada um de vocês, mas é uma etapa importante, trata-se de um rito de passagem, um atestado que estão capacitados a atender o chamado de suas vocações, qualquer que seja ela. O alcance do objetivo geral talvez demore um pouco mais e não há nada de errado nisso, nem em festejar a conclusão do curso. Ciclos são feitos para serem festejados em seu final.”. 

Patronesse, promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) Elisa Ramos Pittaro Neves, professora de Direito Penal e Processo Penal

Responsável pelo discurso em homenagem a patronesse da turma, a aluna Roberta das Neves Seguro, da turma CP VI-B, enfatizou: “Entre um artigo e outro do CPP nos ensinou a ser resistência, em vez de ser conformados com o sistema. Incitou-nos a sermos humanos e não meros aplicadores da letra fria da lei, incitou-nos a não abandonamos fatores morais, mas sermos sensíveis as injustiças, de fato só uma deusa para mesmo já tendo sido homenageada por tantas outras turmas formadas aceitar aqui conosco no dia do seu aniversário. A você o nosso muito obrigado, não só pelas maravilhosas, aulas, ditados e cadernos, mas por ter sido um verdadeiro oásis em um árido caminho que traçamos nesses ter anos.”

A patronesse da turma, promotora de justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, enfatizou: “Acho que o dia de hoje provoca uma certa confusão de sentimentos, um misto de sentimentos pelo menos da minha parte. Por um lado, sem duvidas fiquei muito feliz de ter sido escolhida para ser a patronesses das turmas do segundo semestre de 2024, entre tantos professores brilhantes de compõem o corpo docente da EMERJ, mas por outro lado não haverão semestres para serem cursados, não terão mais aulas, encontros e desabafos nos corredores, A saudade do convívio é uma questão de tempo, mas não há força no mundo que retire as boas lembranças desses ter anos de jornadas. Da minha parte eu gostaria que vocês soubessem que vocês marcaram a minha vida profissional e de muitas formas estarão sempre marcados na minha memoria e no meu coração, mas uma vez muito obrigado por terem me escolhido!”

“Apenas aqueles que cursam e já cursaram a EMERJ, sabem o quanto essa rotina é exaustiva e desafiadora, eles escolheram o caminho mais complicado, estudar e passar para concurso é o caminho que apresenta uma infinidade de obstáculos e incertezas, caminho que farão  com que eles duvidem de si próprios e da capacidade de suas forças, mas tenho absoluta convicção que todos vocês conseguirão atingir o objetivo de vocês. Essas dúvidas apenas darão um significado maior para a vitória deles.” Continuou a professora.

E finalizou: “Como patronesses de vocês gostaria de nesse momento de despedida de falar algumas palavras que talvez possa ajuda-los e saibam que faço isso com o verdadeiro afeto que nutro por todos vocês.. espero que os senhores todo o conhecimento jurídico adquirido nessa escola para a transformação de nossa realidade social. Não permaneçam alheios a essa realidade, busquem sempre o que é direto e busquem sempre pelo mais justo. Não percam de vista o ideal de justiça”.

Paraninfo, advogado Thiago Ferreira Cardoso Neves, professor de Direito Empresarial, Direito Civil e Direito do Consumidor

A  aluna Laís Moraes Freiman Ramos, da turma CPVI-A,  proferiu o discurso em homenagem ao professor paraninfo da turma e ressaltou:  “Celebrar alguém que nos ensinou Direito Empresarial com tanta maestria, cativando-nos com seu carisma e sua inegável  dedicação é sem dúvida uma tarefa desafiadora, porém é também uma ocasião singular para expressarmos nossa mais sincera e profunda gratidão pela sua contribuição na nossa trajetória.”

Em seguida, o professor Thiago Ferreira Cardoso Neves assumiu a palavra e enfatizou em seu agradecimento: “Enquanto professor prioritariamente de Direito empresarial, ser homenageado, como paraninfo, é algo verdadeiramente muito especial,  isso porque durante nossas aulas nós falamos sobre sociedade ilimitada, sociedade anônima, letras de câmbio, direitos de credito, falamos sobre falência, recuperação e mesmo falando sobre tudo isso vocês decidiram me homenagear. Então, isso é sinal para que eu para além de todo esse sofrimento e trauma que causei para vocês, eu também trouxe algo de bom.

Ao fim o professor declarou: “Meus queridos, tenham certeza que embora tudo isso que eu tenha causado e possa ter causado a vocês eu fiz por carinhos que sempre nutri por vocês todos, pelo meu desejo de fazer o bem a vocês, isso porque quando estou em sala, além de ajudar a vocês a aprender, eu estou lá para ajudar vocês a realizar os seus sonhos.“

Professor homenageado, desembargador Alexandre de Freitas Câmara, professor de Direito Processual

A formada Benita Carlos Guedes da Fonseca, da turma CP VI-C, foi a responsável por realizar a fala dedicada ao professor homenageado e emocionada destacou: ”Ele é o nosso mestre e não um mestre qualquer, e sim aquele que consegue transpor todo o seu conhecimento com uma facilidade invejável, aquele que em poucas palavras diz muitas coisas, aquele que tem um humor diferenciado, aquele que conversa com nós alunos, como se fossemos amigos, com uma humildade e uma generosidade que não é fácil encontrar, Aquele que nos apresenta suas experiencias como aprendizado de vida.” E encerrou: “Professor Câmara, tenha a certeza que vossa excelência sempre será reconhecido não só como o melhor professor de processo civil dessa escola, mas como grande, amado professor e um querido amigo, pois algumas pessoas tem a capacidade de tocar nossa vidas de maneira profunda e duradora e vossa excelência é uma dessas”

Em seu discurso, o desembargado Alexandre Freiras Câmara, ressaltou: ”Eu, mais do que falar sobre o que espera vocês, queria falar um pouco do que espera por nós professores. Talvez porque eu seja o professor mais antigo dessa escola, mas eu queria mudar um pouco o foco. Fui professor de quase todo mundo que está nessa mesa, pelas minhas acho que só não fui professor da Elisa, o que mostra que sou professor há muito tempo. O magistério é uma atividade absolutamente fascinante e viciante. Nós somos todos viciados no magistério, mas é muito cansativo, porque lecionar não é só entrar na sala de aula para dar aula, é preparar aula, é se atualizar, é estudar, entender o que está acontecendo na doutrina, tentar entender o que está acontecendo na jurisprudência. No Brasil jurisprudência a gente só tenta acompanhar.“

 Ao se dirigir aos alunos, proferiu: “Essas três turmas que se formam agora, pelo menos para mim foram muito renovadoras. Vocês me dão animo para continuar, eu saio daqui hoje com um mix de sensação, semestre que vem nós não teremos vocês como nossos alunos, como seria bom ter vocês ainda aqui, Vocês vão agora em busca de outros projetos  na magistratura .”

Demais Homenagens

O funcionários da EMERJ Sérgio Sidnei Sodré Almeida e Felipe Simões Xavier de Souza Araújo também receberam homenagens da turma.

Agradecimento dos alunos

Aluno Davi Mateus Silva Moraes, orador da Turma CP-VI A

“Acredito que todos nós que estamos aqui nesta noite entramos na EMERJ em busca de sonhos. Em busca de um sonho de sermos magistrados, promotores e até mesmo procuradores da república. Eu tenho a certeza de que todos nos aqui essa noite subimos muito degraus essa jornada”

Aluna Karoline Martins Ferreira da Costa, oradora da Turma CP-VI B

A EMERJ é muito mais que um curso, é de fato uma escola, uma escola de fazer concurso, quase toda semana uma prova e não importa se foi bem, não da tempo de chorar, porque no dia seguinte já começa outra matéria, mas a vida também é assim, não é mesmo?

Cursar a EMERJ não é para todos, e quando digo que não é para todos não quero dizer que a EMERJ só é para ricos e filhos de autoridades, como de inicio se pode imaginar, mas a EMERJ não é para todos porque exige de você aguentar o peso da rotina, das frustações e independente de todos os percalços continuar estudando .”

Aluna Fernanda Tereza Melo Bezerra oradora da Turma CP-VI C

“Tenho certeza de que se não fosse a nossa união, a família que formamos e como todas as famílias com suas diferenças, não teríamos chegado ate aqui. Muitos outros caminhos virão a partir de agora, seguiremos caminhos diferentes, mas com a certeza de termos feitos o nosso melhor e que estremos sempre por perto para continuar nos apoiando. Não saímos da EMERJ apenas com um diploma, mas saímos com amigos que levaremos para as nossas vidas.”

Mesa de formatura

Além do diretor-geral, desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, e dos professores homenageados, também compuseram a mesa de honra formatura; Gabriela da Silva Rafael Carneiro, secretária-geral da EMERJ; e Bianca Oliveira de Farias, diretora do Departamento de Ensino (DENSE).

Fotos

Acesse o álbum completo de fotos da cerimônia de formatura dos alunos do Curso de Pós-Graduação em Direito Público e Privado 2024.2:

https://flic.kr/s/aHBqjBV2Qy

Assista

Para assistir na íntegra a formatura dos alunos do 1º semestre de 2024 das turmas A, B e C do CP-VI, do Curso de Pós-Graduação em Direito Público e Privado, acesse:  https://www.youtube.com/watch?v=5M3fjH93ESw.

 

Foto: Maicon Souza

13 de dezembro de 2024

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)