O Fórum Permanente de Direito das Pessoas com Deficiências realizará, no dia 24 de fevereiro, às 10h, o encontro “Temas Judicializados em saúde: Terapia ABA”. A 13ª reunião do Fórum acontecerá no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. Haverá transmissão via plataforma Zoom com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Abertura
O encontro contará com abertura da juíza Adriana Laia Franco, presidente do Fórum e mestre em saúde pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ) e da desembargadora Denise Nicoll Simões, vice-presidente da Mútua dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro.
Palestrante
A médica psiquiatra Lisiane Motta, especialista em psiquiatria da infância e da adolescência e mestre em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, será a responsável por realizar a palestra pelo tema.
O tema
“Quando se trata de auxiliar crianças com autismo a alcançarem seu pleno potencial, a Terapia Comportamental Aplicada (ABA, na sigla em inglês) tem se mostrado uma abordagem efetiva e amplamente utilizada. Aqui, vamos explorar seus benefícios, princípios fundamentais e como ela pode promover um desenvolvimento significativo e positivo para os autistas.
O que é a terapia ABA?
É um método terapêutico baseado em princípios científicos do comportamento. Ela se concentra em analisar e modificar comportamentos, promovendo a aprendizagem e a autonomia da criança.
A terapia ABA é altamente estruturada, individualizada e baseada em evidências. Ou seja, cada sessão deve ser adaptada para o desenvolvimento de cada paciente, variando conforme as características do indivíduo.”
Fonte: Autismo e realidade
Inscrição
Poderão ser concedidas horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária aos serventuários que participarem do evento. Serão concedidas horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ) para estudantes de Direito participantes do evento.
Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8601
17 de janeiro de 2025
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)