Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ realizará encontro “Mulheres e o Direito”

Ícone que representa audiodescrição

No dia 10 de março, a partir das 14h, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoverá, por meio do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero, o debate “Mulheres e o Direito”. O evento ocorrerá presencialmente no Auditório Desembargador Antonio Carlos Amorim, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

O encontro em alusão ao Dia Internacional da Mulher e aos 30 anos da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim será transmitido via plataforma Zoom e terá tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abertura

O debate será aberto pela presidente do fórum, desembargadora Adriana Ramos de Mello.

Palestrantes

As palestrantes serão: a presidente do Fórum Permanente de Diálogos da Lei com o Inconsciente da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia; a presidente do Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia da EMERJ, desembargadora Maria Aglaé Tedesco; a educadora e liderança quilombola Ana Beatriz Bernardes Nunes; a diretora de Ações Governamentais no Ministério da Igualdade Racial e doutora em Ciências Sociais e Jurídicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Ana Míria dos Santos Carvalho Carinhanha; e a advogada criminalista e doutora em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Kátia Rubinstein Tavares.

Lançamento de livro

Ao final da reunião, haverá o lançamento, em parceria com o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), do livro “Mulheres no Direito – Perspectivas e contribuições femininas no campo jurídico”.

Tema

“A Declaração e Plataforma de Ação de Pequim é o plano mais abrangente e visionário já criado para alcançar os direitos iguais de todas as mulheres e meninas.

A Plataforma de Ação de Pequim considera a igualdade de gênero a base de todos os esforços para alcançar sociedades mais pacíficas, prósperas e um planeta sustentável.

A Plataforma trata de ação, não de palavras, como seu nome indica. Em cada área crítica de preocupação, ela mapeia passos acordados para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. Movimentos feministas, da juventude e outros da sociedade civil defendem várias dessas questões há muito tempo e foram altamente influentes na formação da plataforma. Juntamente com representantes governamentais, formaram a maior parte das 17.000 participantes da Quarta Conferência Mundial sobre a Mulher.

Com a Plataforma de Ação de Pequim, os países têm um plano e sabem o que precisam fazer. Os compromissos assumidos por cada governo influenciam a política interna e externa, assim como os investimentos em leis, políticas e programas para avançar na igualdade de gênero.

A cada cinco anos, os países revisam quem está fazendo o quê e onde – ou não. Todos têm a chance de opinar sobre o progresso e os obstáculos à igualdade de gênero em seus próprios países. As revisões mantêm o progresso em movimento e a urgência da igualdade de gênero visível e viva.”

Fonte: ONU Mulheres

Inscrição

Poderão ser concedidos: aos servidores que participarem do evento, horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária;  aos estudantes de Direito, horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ); e aos  alunos do Curso de Especialização em Direito Público e Privado, incentivos do programa EMERJ Pontua.

Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8608

 

13 de fevereiro de 2024

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)