Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ realiza Ciclo de Debates sobre a Reforma Tributária

Ícone que representa audiodescrição

Nesta terça-feira (18), a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu, por meio do Fórum Permanente de Direito Tributário, o evento Ciclo de Debates sobre a Reforma Tributária.

O encontro aconteceu presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. Houve transmissão via plataforma Zoom, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abertura

Ao dar início à reunião, a presidente do fórum e mestra em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), desembargadora Flávia Romano de Rezende, destacou a felicidade em realizar uma mesa exclusivamente feminina e dissertou sobre o tema do evento: “Muitas vezes, eu me deparo com pessoas que ainda não ouviram falar da reforma tributária e isso me preocupa, porque a reforma tributária vai mexer com o bolso de todos nós. Então, não é só uma questão de saber direito tributário ou não, é de saber o que vai acontecer nas nossas vidas nos próximos anos. Tem muitas mudanças, a Emenda Constitucional nº 132 de 2023 fez uma enorme mudança no sistema tributário nacional. Não é só uma reforma da tributação sobre consumo, como muitos pensam.”

Palestrantes

A advogada e ex-conselheira da 1ª e 2ª Seção do Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf), Bianca Rothschild, destacou que a Emenda Constitucional nº 152 trouxe novos princípios que não eram constitucionalizados: simplicidade, transparência, justiça tributária, cooperação e defesa do meio ambiente, e se mostrou animada com o fato da lei complementar poder prever a integração com o contencioso administrativo.

A advogada e presidente da Associação das Tributaristas Cariocas, Bianca Xavier, salientou que a reforma traz regras homogêneas: todos os produtos e serviços vão ter exatamente a mesma tributação, o que vai variar é o destino; sendo o mesmo município não poderá ter diferença.

Em seguida, a professora de Direito Tributário e juíza Letícia D’Aiuto ressaltou a felicidade de retornar à EMERJ, onde realizou o CP em 2014, e esclareceu que a reforma tributária, de maneira muito interessante, buscou trazer a questão da simplicidade, melhorando a tributação sobre o consumo e trazendo a justiça tributária como um princípio positivado na constituição. O sistema tal qual era,

ou é ainda e será durante alguns anos, é complicado e encarece a própria atividade empresarial no Brasil, o que não é interessante para ninguém, só que esbarramos no federalismo. O maior desafio da reforma é conciliar o federalismo, uma concepção que está arraigada. A ideia é atuarmos de maneira conjunta, porque senão não conseguiremos alcançar a simplicidade, baixar a complexidade e chegar a um sistema comum.

Ao fim do encontro, a advogada Luiza Grain Bize, enfatizou em sua palestra sobre compras internacionais que a reforma tributária traz muitos dispositivos sobre as plataformas digitais, considerando este um assunto que precisa ser enfrentado.

Para assistir na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=PvrU2TrsLdc

 

Fotos: Maicon Souza

18 de fevereiro de 2025

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)