O Fórum Permanente de Pós-Humanismo e Defesa dos Animais Cláudio Cavalcanti realizará, no dia 19 de março, às 17h, o Lançamento da obra: Pós-Humanismo – A Teoria que conecta todas as formas de vida. A 8ª reunião do fórum acontecerá no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com transmissão via plataforma Zoom e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Abertura
O encontro contará com abertura do diretor-geral da EMERJ e mestre em Ciências Penais pela Universidade Candido Mendes (Ucam), desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto; do presidente do fórum e corregedor-geral de Justiça, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira; do presidente do Conselho Consultivo da Escola de Administração Judiciária (Esaj), desembargador Sergio Seabra Varella; e do membro do fórum, professor do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estácio de Sá (Unesa) e doutor em Direito pela Unesa, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade.
Palestrantes
O evento trará para palestra a vice-presidente do fórum, professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unesa, membra da Law and Society Association e doutora em Direito pela Unesa, Lúcia Frota Pestana de Aguiar; o presidente do Fórum Permanente de Gestão Pública Sustentável, especialista em Direito Público pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desembargador aposentado Jessé Torres Pereira Júnior; e a conferencista emérita da EMERJ, membra da Law and Society Association, doutora em Direito Constitucional e Teoria Geral do Estado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), juíza federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) Fernanda Duarte Lopes Lucas da Silva.
Lançamento de Livro
Durante o evento, haverá o lançamento da obra Pós-Humanismo – A teoria que conecta todas as formas de vida, de autoria da professora Lúcia Frota Pestana de Aguiar.
O tema
“O novo livro de Lucia Frota é uma grande conquista sobre as questões fundamentais do lugar dos animais e humanos na lei e no mundo. É apaixonado, poderoso e elegantemente escrito; tanto legal quanto filosófico, e tanto brasileiro quanto universal. Suas ideias pós-humanistas também podem ser vistas como a base para uma reinterpretação de longo alcance do acesso à justiça.”
Fonte: https://www.editoragz.com.br/pos-humanismo
Inscrição
Poderão ser concedidos: aos servidores que participarem do evento, horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária; aos estudantes de Direito, horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ); e aos alunos do Curso de Especialização em Direito Público e Privado, incentivos do programa EMERJ Pontua.
Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8616
27 de fevereiro de 2025
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)