Nesta sexta-feira (14), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) realizou uma cerimônia especial para inauguração do retrato do desembargador Cláudio Luís Braga dell'Orto, diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), na nova Galeria de Presidentes, em reconhecimento ao seu trabalho à frente da Corte, onde atuou como presidente de março a dezembro de 2021.
Além do desembargador Cláudio Luís Braga dell'Orto, também foram homenageados o presidente do Fórum Permanente de Direito Ambiental e Climático da EMERJ, desembargador Elton Leme, e o desembargador João Ziraldo, que, ao longo de suas carreiras, desempenharam papéis importantes para o fortalecimento da Justiça Eleitoral no Rio de Janeiro. A cerimônia marcou um momento de celebração e de reflexão sobre as contribuições de cada um para a história do TRE-RJ.
O presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, declarou: “É um momento de muita emoção para o TRE-RJ poder homenagear e eternizar em seus quadros as fotos dos ilustres magistrados que passaram por aqui durante esses 50 anos. Ter a oportunidade de inaugurar o retrato desses três brilhantes e tão queridos amigos na Galeria de Presidentes é uma grande alegria e satisfação, que nos deixa bastante felizes, pois é o reconhecimento pelo trabalho que cada um de vocês realizou durante a presidência deste Tribunal.”
O desembargador Cláudio Luís Braga dell'Orto destacou: “É sempre uma alegria e uma honra muito grande retornar a este Tribunal, que eu sempre digo ser uma casa onde, além de se fazer Justiça, fazemos amigos. O fato de fazermos amigos também é um sinal da qualidade dos servidores que atuam aqui. Temos uma instituição que certamente está sempre sendo valorizada em razão da qualidade das pessoas que trabalham aqui. Além disso, nós, magistrados, passamos temporariamente por aqui e temos a oportunidade de aprender muito nesta casa. Podemos também perceber a necessidade de que a Justiça e a democracia caminhem juntas. Não podemos pensar em um Estado Democrático de Direito sem imaginarmos que cabe também aos poderes da República, em especial ao Judiciário Eleitoral, garantir essas prerrogativas à sociedade. Para mim, foi e é uma honra muito grande poder participar desse processo, porque, mesmo não estando mais no exercício da jurisdição eleitoral, temos a oportunidade de compartilhar e conviver com as pessoas que estão nesse exercício, e esse convívio é muito agradável e proveitoso. Tenho certeza de que, na EMERJ, poderemos também contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento das teses relacionadas à jurisdição eleitoral.”
E finalizou: “No período em que estive aqui, enfrentamos uma pandemia. Depois, um mandato de curta duração, mas muito intenso. Eu tenho que agradecer especialmente à Cristiane, minha companheira, com quem estou há anos dividindo todas essas atribuições ao longo de toda a minha vida e carreira. Isso é importante porque é a partir desse momento que temos a possibilidade de compartilhar nossa vida e fazer com que isso seja algo que levamos também para a atividade profissional. Isso é muito importante pois nos dá a tranquilidade de podermos exercer nossas atividades e nos dedicar também a essas tarefas, que hoje são múltiplas, pois não somos só juízes no processo, e temos uma atuação administrativa que é fundamental. Quero, de modo especial, agradecer aos colegas que, comigo, compartilham essa honra de ingressar nessa Galeria de Presidentes do TRE-RJ e a todos os queridos desembargadores que passaram pela presidência deste Tribunal e que estão juntos na atividade jurídica do Tribunal de Justiça. Agradeço também imensamente essa homenagem e o reconhecimento. Ao presidente, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, e ao vice-presidente e corregedor, desembargador Peterson Barroso Simão, que hoje nos proporcionam a oportunidade de integrar esta galeria. Agradeço também à presidente da Amaerj, juíza Eunice Haddad, entidade que tive a oportunidade de presidir em duas ocasiões e que sei da dificuldade e das grandes atribuições. O fato de ela estar aqui conosco significa também o reconhecimento da Amaerj pelo trabalho que os desembargadores do Tribunal de Justiça têm realizado junto ao TRE-RJ. Agradeço a todos os desembargadores, juízes e amigos que estão aqui presentes e, em especial, quero dizer que a Justiça Eleitoral é, sem dúvida alguma, um dos pilares essenciais da democracia no Brasil.”
O desembargador Elton Leme proferiu: “Nós estamos aqui reunidos com pessoas que foram picadas por essa paixão pela Justiça Eleitoral, e o desembargador Cláudio Luís Braga dell'Orto destacou justamente isso: como aqui cativa, como essa atividade nos une e, como eu costumo dizer, formamos aqui uma grande família, toda imbuída no mesmo propósito. Só quem vem para cá e trabalha aqui consegue perceber e retratar a dimensão desse sentimento de pertencimento, que não nos deixa mais. O fato é que me dá muito prazer e felicidade poder estar aqui e ter o meu retrato junto com tantos outros nomes que contribuíram para o engrandecimento da Justiça Eleitoral.”
O desembargador João Ziraldo encerrou: “Olhamos para esses retratos e vemos todos esses nomes, vejo entidades e depois percebo que eles realmente são, e cada um trouxe aqui uma importância muito grande. Sobre o que o desembargador Elton Leme disse sobre o amor que desenvolvemos por essa casa, é algo que não dá para explicar. Então, eu gostaria de agradecer a cada um dos que estão aqui presentes. Fazer parte disso aqui é algo inacreditável para mim e só tenho a agradecer a cada um de vocês, porque é algo inenarrável na vida. Muito obrigado.”
A inauguração dos retratos faz parte das comemorações do cinquentenário do TRE-RJ, fundado em 20 de março de 1975. A nova Galeria de Presidentes, localizada no primeiro andar do Palácio da Democracia (Rua da Alfândega, 42 – Centro), representa a trajetória de dedicação e empenho dos magistrados que estiveram à frente do TRE-RJ.
Fotos: Jenifer Santos
14 de março de 2025
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)