Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ abre inscrições para o curso de formação continuada Processo de Execução e Cumprimento de Sentença

Ícone que representa audiodescrição

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) abriu inscrições para o curso de formação continuada Processo de Execução e Cumprimento de Sentença, com início previsto para o dia 16 de junho.

Serão, ao todo, 20 horas de carga horária, com aulas síncronas nos dias 23 e 30 de junho e 4 de julho, das 17h às 18h30. O período de inscrições irá até o dia 11 de junho.

O curso é destinado a magistrados do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e acontecerá de forma virtual, por meio das plataformas Moodle e Zoom.

Coordenação e tutoria

A coordenação e a tutoria serão da desembargadora Natacha Nascimento Gomes Tostes Gonçalves de Oliveira.

Objetivo

Espera-se que ao final do curso os alunos sejam capazes de exercer adequadamente a atividade judicial na satisfação do direito do credor, tanto nos processos de execução quanto na fase de cumprimento de sentença, mediante aplicação conforme e razoável de medidas típicas e atípicas, apreciando os casos de redirecionamento da atividade executiva, inclusive nos casos de desconsideração de personalidade jurídica, de forma técnica e conforme as regras do contraditório, e utilizar as ferramentas de pesquisa patrimonial de forma a garantir a efetiva satisfação do credor, sem descurar da verificação dos custos da atividade em contraposição ao proveito desejado.

Ementa do curso

Responsabilidade patrimonial; Atividade do juiz na satisfação ao credor; Busca de bens; Impenhorabilidades na jurisprudência; Medidas executórias típicas e atípicas. Custos do processo; Contraditório na execução; Exceção de pré-executividade; Redirecionamento da execução; Desconsideração da personalidade jurídica.

Docentes

Integram o corpo docente: o desembargador Ricardo Alberto Pereira, os juízes Alberto Republicano de Macedo Junior e Bruno Vinícius da Rós Bodart da Costa e a diretora da Escola de Administração Judiciária (ESAJ), Lúcia Frota Pestana de Aguiar Silva.

Certificado

Os participantes que atingirem no mínimo 75% de aproveitamento na realização das atividades propostas ao longo do curso obterão o certificado.

Inscrição

Magistrado(a) TJ-RJ: https://emerj.tjrj.jus.br/cursos/5

 

18 de março de 2025

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)