A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), em conjunto com o Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, abriu inscrições para o curso ASSIS: Decisões e Consultas por Inteligência Artificial Generativa do TJRJ. A formação ocorrerá em duas turmas, com aula única nos dias 14 e 25 de abril, das 9h às 18h.
Serão ao todo 12 horas de carga horária, com aulas presenciais.
O curso é exclusivo a magistrados do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) com competência cível.
Coordenação e tutoria
A coordenação do curso será do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Couto de Castro e pelo diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto.
Objetivo
Espera-se que ao final do curso os magistrados estejam aptos a utilizar o Assis – Assistente de Inteligência Artificial Generativa, a fim de aprimorar a eficácia e a celeridade dos atos processuais. Da mesma forma, deseja-se que a utilização ocorra de modo responsável e ético, sendo possível identificar com clareza os limites para utilização da tecnologia e seus pontos críticos.
Ementa do curso
Responsabilidade patrimonial; Atividade do juiz na satisfação ao credor; Busca de bens; Impenhorabilidades na jurisprudência; Medidas executórias típicas e atípicas. Custos do processo; Contraditório na execução; Exceção de pré-executividade; Redirecionamento da execução; Desconsideração da personalidade jurídica.
Docentes
Integram o corpo docente: os juízes Alberto Republicano, João Felipe Mourão e Rodrigo Moreira Alves; o secretário-geral de Tecnologia da Informação (SGTEC), Daniel de Lima Haab; o servidor do TJRJ Sidney Loyola de Sá e o advogado Walter Capanema.
Certificado
Os participantes que atingirem 75% de aproveitamento na realização das atividades propostas ao longo do curso obterão o certificado.
Inscrição
Magistrado(a) TJ-RJ: https://emerj.tjrj.jus.br/cursos/5
02 de abril de 2025
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)