Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ promoverá o evento Conferência: Condenações Injustas no Brasil, com presença do excelentíssimo ministro do STJ, Rogério Schietti

Ícone que representa audiodescrição

O Fórum Permanente de Direito Processual Penal e o Fórum Permanente de Direito Penal, ambos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), em parceria com a Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ), Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim) e o Inoccence Project Brasil,  realizarão, no dia 28 de abril, às 9h30, o evento Conferência: Condenações Injustas no Brasil, com a presença do excelentíssimo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ministro Rogério Schietti.

O encontro acontecerá presencialmente no Auditório Antônio Carlos Amorim, com transmissão via plataforma Zoom, e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abertura

O evento será aberto pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Couto de Castro; e contará com a presença da 2ª vice-presidente do TJRJ, desembargadora Maria Angélica Guimarães Guerra Guedes; do diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto; do presidente do Fórum Permanente de Direito Penal, desembargador José Muiños Piñeiro Filho; e do presidente do Fórum Permanente de Direito Processual Penal, desembargador Luis Gustavo Grandinetti Castanho de Carvalho.

Conferência de abertura: Condenações Injustas e o Devido Processo Legal

Estarão presentes à conferência de abertura o excelentíssimo ministro do STJ, Ministro Rogério Schietti; a Professora Distinta de Ética Jurídica da Hofstsra University, Ellen Yaroshefsky; e o procurador do Estado do Rio de Janeiro Flávio de Araújo Willeman.

A mesa terá a mediação do desembargador José Muiños Piñeiro Filho.

Painel 1:  Multicausalidade das Condenações Injustas

Para debater o tema, o evento receberá a doutora em Criminologia pela Universidade de Montreal, professora Fernanda Prates Fraga; o professor do mestrado da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), desembargador federal Fernando Braga Damasceno; e a professora da pós-graduação em Direito do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, doutora Janaina Matida.

A mediação ficará a cargo da defensora pública da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPERJ), e membra do Fórum Permanente de Direito Penal, Lúcia Helena Silva Barros de Oliveira.

Painel 2: Como Prevenir Condenações Injustas?

As exposições serão realizadas pela membra do Grupo de Trabalho de Reconhecimento de Pessoas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a defensora pública da DPERJ Rafaela Garcez; pela diretora do Innocence Project Brasil, professora doutora Flávia Rahal; pela presidente do Instituto de Defesa do Direito de Defesa, advogada Mariana Dias Werneck de Souza; e pela perita da Corte Interamericana de Direitos Humanos (IDH) no caso “Mães de Acari”, procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado Rio de Janeiro (MPRJ) Eliane de Lima Pereira.

O painel terá como mediadora a membra do Fórum Permanente de Direito Processual Penal, juíza Ariadne Villela Lopes.

Painel 3:  Inteligência Artificial e Métricas Preditivas no Policiamento Urbano

A temática será abordada pelo membro do Fórum Permanente de Direito Penal, professor doutor Thiago Bottino do Amaral; pelo pesquisador e coordenador da Rede de Observatórios da Segurança Pública, doutor Pablo Nunes; e pelo professor de Direito na Columbia Law School, doutor Jeffrey Afagan.

O debate será mediado pelo presidente do IBCCrim e advogado, Antonio Pedro Melchior.

Encerramento

A reunião será encerrada pela diretora do documentário Reconhecidos, a cineasta Fernanda Amim; pelo ativista dos direitos humanos, o produtor musical Gustavo Nobre; pelo cofundador do Innocence Project, o professor Barry Scheck; e pela diretora fundadora do Innocence Project Brasil, a advogada Dora Cavalcanti.

A mediação do painel será realizada pelo desembargador Luís Gustavo Grandinetti Castanho de Carvalho.

O tema

“A prisão acarreta constrangimento, tempo perdido, falta de contato com o mundo exterior etc. Imagine, então, o sentimento daquele que sequer foi ouvido, intimado ou notificado de qualquer investigação que lhe envolva e tenha tido a prisão decretada. Ou a situação daquele que não cometeu crime e o Estado exerceu a pretensão punitiva sem observar aspectos formais e acabou por levar à cadeia alguém que sequer cometeu um ilícito penal!

Isso acontece com frequência em diversas delegacias do Brasil. De acordo com relatórios da Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) e do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege), somente através de erros no reconhecimento fotográfico, 90 prisões injustas foram registradas no Brasil, sendo 81% de pessoas negras, conforme relatório produzido com informações enviadas por defensores de dez estados brasileiros e publicado em fevereiro de 2021, realizado com base em dados do período de 2012 a 2020.”

Fonte: Defensoria Pública do Estado do Estado do Ceará

Inscrição

Poderão ser concedidos: aos servidores que participarem do evento, horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (ESAJ); aos estudantes de Direito, horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ); e aos alunos do Curso de Especialização em Direito Público e Privado, incentivos do programa EMERJ Pontua.

Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8627

 

14 de abril de 2025

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)