Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ promoverá o 2º Encontro de Escolas de Governo do Estado do Rio de Janeiro

Ícone que representa audiodescrição

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoverá, no dia 5 de maio, às 10h, o 2º Encontro de Escolas de Governo do Estado do Rio de Janeiro.

O evento acontecerá no Auditório Desembargador Nelson Ribeiro Alves. Haverá transmissão via plataforma Zoom, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abertura

A abertura do encontro será realizada pelo diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto, mestre em Ciências Penais pela Universidade Candido Mendes (Ucam).

Palestras de abertura

As palestras de abertura ficarão a cargo do presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro e doutor em Educação pela Uninorte, Ricardo Tonassi Souto, e pelo avaliador do Ministério da Educação (MEC) e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Rafael Mario Iorio Filho.

Expositores

Os expositores do evento serão: o diretor-geral da Escola de Magistratura Regional Federal da 2ª Região (Emarf) e desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), Aluisio Gonçalves de Castro Mendes; a diretora-geral da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (Ejud1) e desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), Sayonara Grillo Coutinho; a diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ) e desembargadora eleitoral, Maria Helena Pinto Machado; o vice-diretor do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (IERBB/MPRJ) e promotor de Justiça do MPRJ, Alexandre Couto Joppert; o diretor da Escola Superior de Advocacia Pública do Estado do Rio de Janeiro (ESAP) e procurador-chefe do Centro de Estudos Jurídicos da PGE-RJ (Cejur), Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho; o membro da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (Fesudeperj) e defensor público do estado do Rio de Janeiro, José Roberto Mello Porto; a diretora-geral da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (ECG/TCE-RJ) e doutora em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Adriana Ramos Costa; a presidente do Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores do Rio de Janeiro (Ceperj) e com MBA em Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Izabel de Brito Toledo; a coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Elerj), Adriana Valle Mota; a coordenadora da Escola de Educação Previdenciária do Rioprevidência, Adriana Bossle dos Reis; o diretor da Escola do Legislativo Carioca e doutor em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Rodrigo Dias de Pinho Gomes; o presidente do Conselho de Administração da Escola de Mediação (Emedi) e desembargador do Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro, Cesar Felipe Cury; e a diretora da Escola de Administração Judiciária (Esaj) e doutora em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), Lúcia Frota Pestana de Aguiar.

Sobre o tema

"A Constituição Federal do Brasil (Art. 39, § 2º) determina que a União, os Estados e o Distrito Federal mantenham escolas de governo para a formação e o aperfeiçoamento dos servidores públicos. Atualmente, tal capacitação é realizada por inúmeras instituições que se apresentam sob diversas formas de organização, estruturas, estatutos, regimentos e constituição jurídica.  Muitas delas se reconhecem como escolas de governo.

Com o objetivo de ampliar e fortalecer a articulação entre essas instituições, foi criada, em 2003, a Rede Nacional de Escolas de Governo. Trata-se de uma instância informal de relacionamento entre aproximadamente 200 instituições. Desde então, a Rede promove intercâmbio de experiências e também incentiva trabalhos em parceria entre escolas pertencentes aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, presentes nas esferas municipal, estadual e federal. 

As instituições cadastradas na Rede de Escolas consistem em: fundações públicas; institutos nacionais; escolas judiciais; escolas do legislativo; escolas e academias militares; centros de formação e de treinamento; escolas dos tribunais de contas; centros de estudos e aperfeiçoamento dos ministérios públicos estaduais; universidades corporativas; escolas superiores; além de institutos federais e universidades públicas. 

As escolas de governo, com suas iniciativas de formação e aperfeiçoamento de servidores públicos, também atendem objetivos do Decreto nº 9.991/2019, que instituiu a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), a ser implementada pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Uma das diretrizes da PNDP consiste em priorizar, no caso de eventos externos de aprendizagem, os cursos ofertados pelas escolas de governo, favorecendo a articulação entre elas.”

Fonte: gov.br

Inscrição

Poderão ser concedidos: aos servidores que participarem do evento, horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária; aos estudantes de Direito, horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ); e aos alunos do Curso de Especialização em Direito Público e Privado, incentivos do programa EMERJ Pontua.

Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8631

 

29 de abril de 2025

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)