Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ abre inscrições para turmas 4 e 5 do curso de formação continuada ASSIS: Decisões e Consultas por Inteligência Artificial Generativa no TJRJ

Ícone que representa audiodescrição

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), em conjunto com o Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (PJERJ), abriu inscrições para as turmas 4 e 5 do curso ASSIS: Decisões e Consultas por Inteligência Artificial Generativa no TJRJ. A formação ocorrerá com aulas únicas para cada turma nos dias 26 e 30 de abril, das 9h às 18h.

Serão, ao todo, 12 horas de carga horária, com aulas presenciais.

O curso é exclusivo para magistrados do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) com competência cível.

Coordenação e tutoria

A coordenação do curso será do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Couto de Castro, e do diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto.

Objetivo

Espera-se que ao final do curso os magistrados estejam aptos a utilizar o Assis (Assistente de Inteligência Artificial Generativa), a fim de aprimorar a eficácia e a celeridade dos atos processuais. Da mesma forma, deseja-se que a utilização ocorra de modo responsável e ético, sendo possível identificar com clareza os limites para utilização da tecnologia e seus pontos críticos.

Ementa

Responsabilidade patrimonial; Atividade do juiz na satisfação ao credor; Busca de bens; Impenhorabilidades na jurisprudência; Medidas executórias típicas e atípicas. Custos do processo; Contraditório na execução; Exceção de pré-executividade; Redirecionamento da execução; Desconsideração da personalidade jurídica.

Docentes

Integram o corpo docente: os juízes Alberto Republicano e João Felipe Mourão; o secretário-geral da Secretaria-Geral de Tecnologia da Informação (SGTEC), Daniel de Lima Haab; o servidor do TJRJ Sidney Loyola de Sá e o advogado Walter Capanema.

Certificado

Os participantes que atingirem 75% de aproveitamento na realização das atividades propostas ao longo do curso obterão o certificado.

Inscrição

Magistrado(a) TJ-RJ: https://emerj.tjrj.jus.br/cursos/5

 

5 de maio de 2025

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)