Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Dignidade Pós-Humana no Transporte e Gestão Socioambiental será tema de debate na EMERJ

Ícone que representa audiodescrição

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizará, no dia 15 de maio, às 9h, o evento Dignidade Pós-Humana no Transporte e Gestão Socioambiental.

O encontro, promovido pelo Fórum Permanente de Pós-Humanismo e Defesa dos Animais Cláudio Cavalcanti, acontecerá presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. Haverá transmissão via plataforma Zoom, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abertura

O evento contará com abertura do diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto, mestre em Ciências Penais pela Universidade Candido Mendes (Ucam); do presidente do fórum e corregedor-geral da Justiça, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira; do membro do fórum desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, professor do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estácio de Sá (PPGD-Unesa) e doutor em Direito pela Unesa; e do presidente do Fórum Permanente de Direito Eleitoral e Político e membro do Conselho Consultivo da EMERJ, desembargador Fernando Cerqueira Chagas, coordenador do Curso de Pós-Graduação da Escola de Administração Judiciária (Esaj).

Palestrantes

As exposições do encontro serão realizadas pela especialista em Direito Privado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), juíza Rosana Navega; pela vice-presidente do fórum e assessora especial da presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) em auxílio à Esaj, Lúcia Frota Pestana de Aguiar, professora do Doutorado e do Mestrado em Direito na Unesa e pós-doutora em Direito pela Unesa; pelo diretor da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada de Lisboa, José Alberto Rodriguez Lourenzo González, doutor em Direito pela ULL; pela professora da Universidade Lusíada de Lisboa e pesquisadora do Centro de Estudos Jurídicos, Econômicos e Ambientais (CEJEA), Filipa Pais D’Aguiar, doutora em Direito pela ULL; e pelo coordenador dos Cursos de Formação do Detran-RS, membro do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-RS) e mestre em Direito pela Unesa, Plinio Braga Neto.

O tema

“A dignidade pós-humana no transporte e gestão socioambiental é um tema que une ética, tecnologia e sustentabilidade, propondo uma nova reflexão sobre as relações entre humanos, o meio ambiente e as demais formas de vida. A dignidade pós-humana expande o conceito tradicional de dignidade humana para incluir não apenas os seres humanos, mas também animais, plantas, ecossistemas e até mesmo entidades tecnológicas, desafiando a visão antropocêntrica predominante. Essa abordagem é influenciada por correntes filosóficas como o pós-humanismo e o novo materialismo. Uma das principais pensadoras nesse campo é a filósofa Donna Haraway, conhecida pelo conceito de "espécies companheiras", no qual defende a necessidade de repensar nossas interações com o mundo natural e tecnológico para promover uma coexistência mais ética, sustentável e interdependente.

No contexto do transporte e da gestão socioambiental, a dignidade pós-humana propõe considerar os impactos das infraestruturas de mobilidade não apenas sobre os humanos, mas também sobre os ecossistemas e outras formas de vida. Isso inclui o planejamento urbano que respeite habitats naturais, o desenvolvimento de tecnologias de transporte sustentáveis e políticas públicas que integrem justiça ambiental e o bem-estar de todas as formas de vida. Essa perspectiva promove uma visão mais ampla e ética da mobilidade e da relação com o meio ambiente, valorizando a vida em todas as suas manifestações.”

Fonte: Jusbrasil

Inscrição

Poderão ser concedidos: aos servidores que participarem do evento, horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (ESAJ); aos estudantes de Direito, horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ); e aos alunos do Curso de Especialização em Direito Público e Privado, incentivos do programa EMERJ Pontua.

Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8634

 

6 de maio de 2025

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)