O Fórum Permanente de Inovações Tecnológicas no Direito e o Fórum Permanente de Justiça Multiportas, Mediação e Justiça Restaurativa, ambos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) e a Escola de Mediação (EMEDI), ambos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), realizarão, no dia 23 de maio, às 9h, a reunião com o tema Justiça 4.0, Inovações e as Novas Plataformas.
O evento acontecerá no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. Haverá transmissão via plataforma Zoom com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Abertura
O encontro será aberto pelo presidente do Fórum Permanente de Inovações Tecnologias no Direito e juiz auxiliar no Supremo Tribunal Federal (STF), Anderson de Paiva Gabriel; pelo presidente do Fórum Permanente de Justiça Multiportas, Mediação e Justiça Restaurativa, do NUPEMEC/TJRJ e do Conselho de Administração da EMEDI e coordenador do Projeto da Plataforma +Acordo, desembargador Cesar Cury; e pela conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e presidente do Comitê de Inovação do CNJ, juíza federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) Daniela Madeira.
Palestra de abertura
O diretor-geral da Faculdade Baiana de Direito e professor titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Fredie Didier Jr., será responsável pela palestra de abertura dos painéis.
1º Painel – Inovação Púbica no Brasil e no Mundo
A primeira mesa do evento, será presidida pelo vice-presidente do Fórum Permanente de Inovações Tecnológicas no Direito, juiz Fabio Ribeiro Porto.
A mesa terá como expositores a professora da Universidade de Santiago de Compostela Sandra Sindle; o assessor de Relações Institucionais do CNJ e coordenador do Projeto Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI/CNJ), Thiago Gontijo Vieira; e o professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Rafael Viola.
2ª Painel – Tecnologia, Solução de Disputas e o Projeto + Acordo
O segundo painel do encontro terá como presidente o membro do Fórum Permanente de Inovações Tecnológicas no Direito e professor titular de Direito da Uerj, desembargador Humberto Dalla.
Para ministrar a exposição, o encontro receberá o presidente do Fórum Permanente de Justiça Multiportas, Mediação e Justiça Restaurativa, do NUPEMEC/TJRJ e do Conselho de Administração da EMEDI, coordenador do Projeto da Plataforma + Acordo, desembargador Cesar Cury; o juiz coordenador do NUPEMEC, Francisco Posada; e a professora e advogada Amanda Vieira.
3ª Painel – Plataformas Digitais e os Novos Modelos de Negócio
A presidência da terceira mesa ficará a cargo do membro do Fórum Permanente de Inovações Tecnológicas no Direito e professor de Direito Processual da Uerj, advogado Rodrigo Fux.
O painel terá como expositores a membra do Fórum Permanente de Inovações Tecnológicas no Direito e professora do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Daniela Bomfim e a professora da Universidade Estácio de Sá (Unesa) e diretora jurídica da UBER no Brasil, Ianda Lopes.
Sobre o tema
“O Programa Justiça 4.0 torna o sistema judiciário brasileiro mais próximo da sociedade ao disponibilizar novas tecnologias e inteligência artificial. Impulsiona a transformação digital do Judiciário para garantir serviços mais rápidos, eficazes e acessíveis. Ao promover soluções digitais colaborativas que automatizam as atividades dos tribunais, otimiza o trabalho dos magistrados, servidores e advogados. Garante, assim, mais produtividade, celeridade, governança e transparência dos processos.”
Fonte: CNJ
Inscrição
Poderão ser concedidos: aos servidores que participarem do evento, horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (ESAJ); aos estudantes de Direito, horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ); e aos alunos do Curso de Especialização em Direito Público e Privado, incentivos do programa EMERJ Pontua.
Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8643
14 de maio de 2025
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)