Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Justiça 4.0, Inovações e as Novas Plataformas será tema de palestra na EMERJ

Ícone que representa audiodescrição

O Fórum Permanente de Inovações Tecnológicas no Direito e o Fórum Permanente de Justiça Multiportas, Mediação e Justiça Restaurativa, ambos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ),  o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC) e a Escola de Mediação (EMEDI), ambos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), realizarão, no dia 23 de maio, às 9h, a reunião com o tema Justiça 4.0, Inovações e as Novas Plataformas.

O evento acontecerá no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura. Haverá transmissão via plataforma Zoom com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abertura

O encontro será aberto pelo presidente do Fórum Permanente de Inovações Tecnologias no Direito e juiz auxiliar no Supremo Tribunal Federal (STF), Anderson de Paiva Gabriel; pelo presidente do Fórum Permanente de Justiça Multiportas, Mediação e Justiça Restaurativa, do NUPEMEC/TJRJ e do Conselho de Administração da EMEDI e coordenador do Projeto da Plataforma +Acordo, desembargador Cesar Cury; e pela conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e presidente do Comitê de Inovação do CNJ, juíza federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) Daniela Madeira.

Palestra de abertura

O diretor-geral da Faculdade Baiana de Direito e professor titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Fredie Didier Jr., será responsável pela palestra de abertura dos painéis.

1º Painel – Inovação Púbica no Brasil e no Mundo

A primeira mesa do evento, será presidida pelo vice-presidente do Fórum Permanente de Inovações Tecnológicas no Direito, juiz Fabio Ribeiro Porto.

A mesa terá como expositores a professora da Universidade de Santiago de Compostela Sandra Sindle; o assessor de Relações Institucionais do CNJ e coordenador do Projeto Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI/CNJ), Thiago Gontijo Vieira; e o professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Rafael Viola.

2ª Painel – Tecnologia, Solução de Disputas e o Projeto + Acordo

O segundo painel do encontro terá como presidente o membro do Fórum Permanente de Inovações Tecnológicas no Direito e professor titular de Direito da Uerj, desembargador Humberto Dalla.

Para ministrar a exposição, o encontro receberá o presidente do Fórum Permanente de Justiça Multiportas, Mediação e Justiça Restaurativa, do NUPEMEC/TJRJ e do Conselho de Administração da EMEDI, coordenador do Projeto da Plataforma + Acordo, desembargador Cesar Cury; o juiz coordenador do NUPEMEC, Francisco Posada; e a professora e advogada Amanda Vieira.

3ª Painel – Plataformas Digitais e os Novos Modelos de Negócio

A presidência da terceira mesa ficará a cargo do membro do Fórum Permanente de Inovações Tecnológicas no Direito e professor de Direito Processual da Uerj, advogado Rodrigo Fux.

O painel terá como expositores a membra do Fórum Permanente de Inovações Tecnológicas no Direito e professora do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) e da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Daniela Bomfim e a professora da Universidade Estácio de Sá (Unesa) e diretora jurídica da UBER no Brasil, Ianda Lopes.

Sobre o tema

“O Programa Justiça 4.0 torna o sistema judiciário brasileiro mais próximo da sociedade ao disponibilizar novas tecnologias e inteligência artificial. Impulsiona a transformação digital do Judiciário para garantir serviços mais rápidos, eficazes e acessíveis. Ao promover soluções digitais colaborativas que automatizam as atividades dos tribunais, otimiza o trabalho dos magistrados, servidores e advogados. Garante, assim, mais produtividade, celeridade, governança e transparência dos processos.”

Fonte: CNJ

Inscrição

Poderão ser concedidos: aos servidores que participarem do evento, horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (ESAJ); aos estudantes de Direito, horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ); e aos alunos do Curso de Especialização em Direito Público e Privado, incentivos do programa EMERJ Pontua.

Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8643

 

14 de maio de 2025

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)