Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia

Ícone que representa audiodescrição

O dia 17 de maio é uma data importante para a comunidade LGBTQIAPN+, pois foi nesse dia, em 1990, que a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do Código Internacional de Doenças (CID). Por esse motivo, a comunidade LGBTQIAPN+ escolheu essa data como o Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia.

Embora a homossexualidade tenha deixado de ser considerada doença em 1990, foi apenas em 2018 que a transexualidade saiu da mesma lista de doenças.

No Brasil, ainda vivemos uma triste realidade de preconceitos e crimes contra a comunidade LGBTQIAPN+.  Segundo o dossiê do Observatório de Mortes e Violências, em 2023, aconteceram 230 mortes sendo 184 assassinatos, 18 suicídios e 28 por outras causas, no país.

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania disponibilizou o Disque 100 para denúncias. Em 2023, o canal registrou 4.482 denúncias de violações de direitos humanos contra pessoas trans.

Desde 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) enquadra a LGBTQIAPN+fobia dentro da Lei do Racismo, diante da ausência de uma lei específica aprovada pelo Congresso Nacional. A pena para o eventual crime pode chegar a 5 anos de reclusão e multa.

O Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia visa proporcionar o debate e trazer à luz as questões relacionadas à temática.

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) reafirma seu compromisso com a luta pela igualdade sexual e contra todas as formas de discriminação e mantém o Fórum Permanente do Direito da Antidiscriminação da Diversidade Sexual, que, desde sua criação, em 2023, vem promovendo diversos eventos sobre o tema, assim como o Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia (NUPEGRE).

No dia 19 de maio, às 10h, o fórum promoverá o evento Da Criminalização à Conscientização: Como enfrentar a LGBTfobia no Dia a Dia. O encontro acontecerá presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura e está com inscrições abertas.

No canal da EMERJ, no YouTube, é possível ter acesso a todos os eventos realizados pela Escola sobre o tema. No site da EMERJ, a Cartilha da Diversidade, produzida pelo Fórum Permanente do Direito da Antidiscriminação da Diversidade Sexual, e os relatórios de pesquisa produzidos pelo NUPEGRE estão acessíveis.

 

17 de maio de 2025

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)