Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Monteiro Lobato, Bacharelismo e o Povo Brasileiro - Homenagem ao Professor Doutor Aluizio Alves Filho será tema de evento na EMERJ

Ícone que representa audiodescrição

O Fórum Permanente de Sociologia Jurídica da Escola da Magistratura do Rio de Janeiro (EMERJ) realizará, no dia 29 de maio, às 9h, o evento Monteiro Lobato, Bacharelismo e o Povo Brasileiro - Homenagem ao Professor Doutor Aluizio Alves Filho.

A reunião acontecerá presencialmente no Auditório Paulo Roberto Leite Ventura. Haverá transmissão via plataforma Zoom, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abertura

A abertura do encontro será realizada pelo presidente do fórum, doutor em Ciências Políticas (Teoria Política) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), desembargador João Batista Damasceno, que abordará o tema Oliveira Vianna e as Instituições Políticas Brasileiras.

Homenagem ao Professor Doutor Aluizio Alves Filho

Para a homenagem ao professor doutor Aluizio Alves Filho, o encontro receberá o professor titular aposentado do Instituto de Estudos Estratégicos (INEST/UFF) Eurico de Lima Figueiredo; o doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ) Ledilson Lopes; o consultor da Columbia Global Centers de New York e doutor em Ciência Política pela UFF, Leonardo Petronilha; o professor associado IV de Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ) e doutor em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) Luiz Eduardo Motta; o professor associado de Ciência Política do INEST/UFF e doutor em Ciência Política pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFF (PPGCP/UFF), Márcio Malta; o pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e doutor em História pela UFF Ricardo Augusto dos Santos; e a professora adjunta da URFJ e doutora em Ciência Política pela UFF Monica Esmeralda Bruckmann Maynetto.

Palestra

Após a homenagem, o professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA/ICHF-UFF) e doutor em Antropologia pela Universidade de São Paulo (USP) Marco Antonio Mello realizará a palestra sobre o tema.

Inscrição

Poderão ser concedidos: aos servidores que participarem do evento, horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária; aos estudantes de Direito, horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ); e aos alunos do Curso de Especialização em Direito Público e Privado, incentivos do programa EMERJ Pontua.

Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8649

 

19 de maio de 2025

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)