O Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero e o Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia (NUPEGRE), ambos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), promoverão, no dia 16 de julho, às 9h, o encontro Aborto e Gênero na Suprema Corte dos Estados Unidos, que acontecerá presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com transmissão via plataforma Zoom e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Abertura
A abertura do encontro ficará a cargo do diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto, e da presidente do fórum e professora do Mestrado Profissional da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), desembargadora Adriana Ramos de Mello.
Palestra de abertura
O diretor-geral da Escola Superior da Advocacia-Geral da União e doutor em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub), João Carlos Souto, realizará a palestra de abertura do evento.
Palestrantes
As palestrantes serão a juíza Simone Dalila e a coordenadora executiva da Cepia, Leila Linhares.
Lançamento de livro
Durante o encontro, será lançada a obra Aborto e Gênero na Suprema Corte dos Estados Unidos, de autoria do diretor-geral da Escola Superior da Advocacia-Geral da União, João Carlos Souto.
Inscrição
Poderão ser concedidos: aos servidores que participarem do evento, horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (Esaj); aos estudantes de Direito, horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ).
Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8668
24 de junho de 2025
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)