O Fórum Permanente de Diálogos da Lei com o Inconsciente da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizará, no dia 4 de agosto, às 10h, o encontro Narciso e os Demais Personagens do Inconsciente, que acontecerá presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com transmissão via plataforma Zoom e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Abertura e moderação
A abertura do encontro e a moderação ficarão a cargo da presidente do fórum e doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida do Rio de Janeiro (UVA), desembargadora Cristina Tereza Gaulia.
O Estado de Narciso – Comunicação Pública e Vaidade
A primeira palestra do evento será ministrada pela professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP), Maria Luisa Furlin Bampi, e terá como debatedora a membra do fórum e doutora pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), Solange Ferreira de Moura.
As Expressões Narcisistas no Judiciário
A segunda temática do encontro será abordada pelo membro do fórum e doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) Roger Raupp Rios. Para o debate do tema, o evento receberá a membra do fórum, psicóloga clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RS) e membra da Escola Brasileira de Psicanálise, Sarita Olga Gelbert.
Sobre o tema
“O mito de Narciso conta a história de um jovem belo que, ao rejeitar aqueles que o amavam, se apaixonou pelo próprio reflexo em um lago, permanecendo obcecado até a morte, o que originou a flor narciso como símbolo de vaidade. A lição principal do mito é o alerta contra o amor-próprio desmedido, que pode isolar as pessoas e levá-las à ruína, ressaltando a importância das conexões humanas e da empatia.
Narciso foi amaldiçoado pela deusa Nêmesis, que o puniu por seu desprezo ao fazer com que se apaixonasse por algo inatingível, seu próprio reflexo, como castigo por sua arrogância. O conceito de narcisismo, derivado do mito, reflete essa autoimagem inflada e a falta de empatia, sendo estudado na psicologia como transtorno de personalidade narcisista, que causa dificuldades nos relacionamentos interpessoais.”
Fonte: Brasil Escola
Inscrição
Poderão ser concedidos: aos servidores que participarem do evento, horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (Esaj); aos estudantes de Direito, horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ); e aos alunos do Curso de Especialização em Direito Público e Privado, incentivos do programa EMERJ Pontua.
Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8672
25 de junho de 2025
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)