Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ realiza evento Revisitando Cícero

Ícone que representa audiodescrição

Nesta quinta-feira (26), o Fórum Permanente de História do Direito da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoveu o evento Revisitando Cícero.

O encontro aconteceu presencialmente no Auditório Desembargador Joaquim Antônio de Vizeu Penalva Santos. Houve transmissão via plataforma Zoom, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abertura

O encontro foi aberto pelo presidente do fórum, doutor em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), juiz Carlos Gustavo Direito.

Palestrantes

A professora titular da Université de Rouen Normandie, Clara Auvray-Assayas, abordou o tema L’enquête sur les dieux et la refondation du politique: du De natura deorum au Timaeus e declarou que o título da apresentação fala sobre como o projeto de diálogo concebido a partir da adaptação parcial de Platão é contemporâneo da trilogia em que Cícero consagrou a questão dos deuses.

Em seguida, a professora titular de História Romana Antiga da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) Claudia Beltrão da Rosa realizou a palestra Cícero e Timaeus e enfatizou: “Cícero não escreveu compêndios filosóficos ou tratados filosóficos, mas escreveu, em termos de filosofia, diálogos. Esses diálogos tinham personagens, tinham cenários muito complexos e visavam a leitores que tinham, no mínimo, uma noção prévia das ideias, dos debates filosóficos do seu tempo.”

A professora adjunta do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal Fluminense (UFF) Alice Bitencourt Haddad administrou a temática O Sábio Acadêmico e proferiu: “Cícero não se apresenta como um sábio, mas como um opinante sujeito a erros: agrada-se dos traços de algumas escolas; o pendor dos peripatéticos, para a retórica e para a vida política lhe interessa; tem laços de amizade com epicuristas; admira Diódoto, o servo estoico que vive em sua casa; embora conteste todas essas filosofias em vários pontos.”

Ao fim do encontro, o presidente do fórum e doutor em História pela UFRJ, desembargador Carlos Gustavo Direito, concluiu: “Nós temos uma necessidade, dentro da escola do Direito, de recorrer ao estudo da filosofia para não transformar o Direito em algo absolutamente técnico e mecânico. Dentro da história da filosofia antiga, me parece que Cícero é o que melhor dialoga com o Direito. Cícero, na realidade, traz para nós uma Teoria Metafísica do Direito.”

Assista

Para assistir na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=fsoRanD6lSw

 

Fotos: Jenifer Santos

26 de junho de 2025