Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ abre inscrições para o curso de formação continuada Pessoas com Transtorno Mental em Conflito com a Lei e a Política Antimanicomial

Ícone que representa audiodescrição

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) abriu inscrições para o curso de formação continuada Pessoas com Transtorno Mental em Conflito com a Lei e a Política Antimanicomial, com início previsto para o dia 6 de outubro.

Serão, ao todo, 20 horas de carga horária com aulas síncronas nos dias 10, 13, 17 e 20 de outubro, das 17h às 19h. O período de inscrições irá até o dia 2 de outubro.

O curso é destinado a magistrados do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e acontecerá de forma virtual, por meio das plataformas Moodle e Zoom.

Coordenação

A coordenação do curso será do desembargador Cezar Augusto Rodrigues Costa.

Tutoria

A formação terá como tutor o juiz do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) Luis Fernando Nigro Correa.

Objetivo

Ao final da capacitação o(a) magistrado(a) estará apto(a) a conduzir os julgamentos e elaborar as decisões judiciais com vistas à proteção e à garantia de direitos das pessoas com transtorno mental em conflito com a lei penal, com observância aos preceitos da Lei nº 10.2161, de 6 de abril de 2001, com a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD), promulgada pelo Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009, mediante a implementação dos preceitos e fluxogramas previstos na Resolução nº 487/2023, do CNJ.

Ementa do curso

Introdução e abordagem histórica. Resolução CNJ nº 487 de 15 de fevereiro de 2023 - Política Antimanicomial do Poder Judiciário. Normas disciplinadoras da Política Antimanicomial. Processo de Conhecimento. Fluxograma objetivando a desinstitucionalização. A desinstitucionalização de pessoas em cumprimento de medida de segurança.

Docentes

Além do coordenador, desembargador Cezar Augusto Rodrigues Costa, e do tutor, juiz do TJMG Luis Fernando Nigro Correa,  integram o corpo docente: os juízes Carlos Fernando Potyguara Pereira e Roberta Barrouin Carvalho de Souza, o promotor de Justiça do estado do Rio de Janeiro Tiago Joffily, as defensoras públicas do estado do Rio de Janeiro Patricia Fonseca Carlos Magno de Oliveira e Thaisa Guerreiro de Souza, a sanitarista Karen Santo Athie e o psicólogo Marcos José de Souza Martins.

Certificado

Os participantes que atingirem 75% de aproveitamento na realização das atividades propostas ao longo do curso obterão o certificado.

Inscrição

Magistrado(a) TJ-RJ: https://emerj.tjrj.jus.br/cursos/5

 

6 de agosto de 2025

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)

Inclusão do Vlibras