Nesta segunda-feira (18/8), foram empossados como desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) os magistrados Carlos Fernando Potyguara Pereira e Regina Helena Fábregas Ferreira. A cerimônia ocorreu no Plenário Ministro Waldemar Zveiter e foi conduzida pelo presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro.
Natural do Rio de Janeiro, Carlos Fernando Potyguara Pereira ingressou na magistratura em 1996, após frequentar o Curso de Preparação à Carreira da Magistratura, na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). Ao tomar posse como desembargador, o magistrado relembrou a importância da Escola em sua trajetória: “Ninguém chega aqui sozinho, sem apoio, e me lembro que mais importante do que o cargo é o caminho, é a vida traçada. Foram, até aqui, aproximadamente 29 anos de carreira, mas o caminho se iniciou um pouco antes, nas aulas da EMERJ, escola na qual fiz muitos bons amigos. A vida era dura, mas aqueles generosos professores, e muitos deles estão aqui, transmitiram os seus valiosos conhecimentos para os seus dedicados alunos, e daquela turma saíram mais de uma dezena de juízes, alguns promotores, defensores e excelentes profissionais do Direito.”
Em seu discurso de posse, a especialista em Direito Processual Civil pela EMERJ, desembargadora Regina Fábregas, destacou: “Nesses 28 anos de magistratura, atuando a maior parte do tempo na delicada a área do direito de família, que envolve as relações familiares, o meu objetivo sempre foi o consenso, a realização da justiça através do diálogo pois, nessa área, não há vencedor e nem vencido, perdem sim as crianças e, por elas, eu sempre lutei buscando minimizar os conflitos.”
Ao finalizar a solenidade, o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro, ressaltou a alegria do Tribunal em ter os dois como desembargadores a partir daquele momento.
Foto: AMAERJ
19 de agosto de 2025
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)