O Fórum Permanente de Estudos Clássicos, Direito e História da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), o Tribunal de Justiça do Rio de JAneiro (TJRJ) e o Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-RJ) e o Observatório de Pesquisas Felippe de Miranda Rosa realizarão, no dia 16 de setembro, às 10h, o programa LiterarIUS, que nesta edição terá como tema Fédon, de Platão: Um Diálogo sobre a Alma.
O evento acontecerá no auditório da Mútua dos Magistrados, na Rua Dom Manuel, nº 29, Centro – RJ.
Palestrante
O encontro receberá para palestra o professor titular de Filosofia Antiga do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília (UnB) e doutor em Filosofia Antiga pela Universidade de São Paulo (USP), Gabriele Cornelli.
Debatedores
O debate será realizado pelo presidente do Fórum Permanente de Estudos Clássicos, Direito e Históriada EMERJ, doutor em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), desembargador Carlos Gustavo Direito, e pela professora de Língua e Literatura Grega da Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora em Letras Clássicas pela USP, Beatriz de Paoli.
Mediador
Como mediador, o evento receberá o professor substituto do Departamento de Educação da Faculdade de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Gabriel Cerqueira.
Sobre o evento
“Há vida após a morte? A alma é imortal? A virtude permanece no além-túmulo? Questões como essas permeiam um dos mais famosos textos de Platão. O ponto de partida é a condenação de Sócrates à morte e o diálogo que ele trava com seus amigos pouco antes de tomar veneno. Platão, seu discípulo, recria momento angustiante e belo por meio de uma série de discussões dialéticas.
O evento celebrará o lançamento da tradução deste diálogo platônico, realizada pelo professor Gabriele Cornelli. Ao mesmo tempo rigorosa e acessível para leitores não versados em filosofia, Fédon se revela uma obra seminal da história da filosofia e do pensamento humano.”
Fonte: Sympla
Inscrição
Os interessados em assistir ao evento deverão fazer a retirada do ingresso no site da Sympla.
1º de setembro de 2025
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)