Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Diretor-Geral da EMERJ participa do evento 20 Anos da ECG/TCE-RJ e a Reforma do Código Civil

Ícone que representa audiodescrição

O diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto, participou, nesta segunda-feira (22), do evento 20 Anos da ECG/TCE-RJ e a Reforma do Código Civil, promovido  pelo  Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) por meio de sua Escola de Contas e Gestão (ECG/TCE-RJ). O encontro aconteceu no Auditório do TCE-RJ, no Centro do Rio de Janeiro.

O evento foi iniciado com a solenidade de condecoração do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Antonio Saldanha Palheiro com o Colar do Mérito do TCE-RJ. Ao receber a homenagem, o ministro ressaltou: “Eu fico muito desvanecido com uma homenagem dessa envergadura, e particularmente vinda de um colegiado, um Órgão como esse. O Tribunal de Contas do Rio de Janeiro me é muito caro. A importância das Cortes de Contas cada vez cresce mais e se mostra mais necessária.”

Durante a mesa de abertura, o diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto, destacou: “A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, sendo também uma escola de governo, se sente muito integrante desse projeto, que é um projeto fundamental para o desenvolvimento e a consolidação da democracia brasileira, da democracia de um modo geral. Pensando no governo que todos nós desejamos, nos moldes da Constituição, um governo que garanta uma sociedade justa, igualitária, pluralista, sem discriminações de qualquer natureza, as escolas de governo exercem um papel fundamental. A gestão pública, como qualquer gestão, como qualquer atividade humana, é uma atividade que exige aprendizado, e aprendizado exige troca e é fundamental que a gente possa trocar experiencias e ouvir.”

Completaram a mesa de abertura do evento, o ministro do STJ Antonio Saldanha Palheiro; do conselheiro-presidente do TCE-RJ, Márcio Pacheco; o conselheiro-presidente do CSE, Marcelo Verdini; o conselheiro do TCE-RJ José Gomes Graciosa; o procurador-geral do Ministério Público Especial junto ao TCE-RJ, Vitório Constantino Provença; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Couto de Castro; o corregedor-geral da Justiça do TJRJ, desembargador Claudio Brandão de Oliveira; a diretora-geral da ECG, Adriana Ramos Costa; e o desembargador aposentado Sérgio Cavalieri Filho.

Palestra – Reforma do Novo Código Civil 

Durante o encontro, foi realizada uma palestra sobre a Reforma do Novo Código Civil, que contou com a participação do vice-presidente do STJ, ministro Luis Felipe Salomão, do ministro do STJ Antonio Saldanha Palheiro e do desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo.  

A programação incluiu também atividades comemorativas, como a inauguração da Galeria dos Professores Eméritos e o coquetel de encerramento. 

 

Foto: ECG/TCE-RJ 

22 de setembro de 2025 

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM) 

 

Inclusão do Vlibras