A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizou, nesta sexta-feira (26), a reunião de encerramento da auditoria de recertificação na norma ISO 9001da instituição.
O auditor líder Fabricio Carvalho destacou a postura e comprometimento dos servidores e colaboradores, o domínio dos processos, a maturidade do sistema, as ações inclusivas da Escola, a produção científica, os investimentos digitais, o Programa EMERJ Pontua, as áreas de convivência na Escola e na Biblioteca, além de outros pontos fortes.
Auditoria
A auditoria de recertificação da EMERJ foi realizada durante os dias 22 e 26 de setembro. O objetivo foi avaliar todos os processos realizados na Escola, identificando possíveis não conformidades e desenvolvendo soluções relevantes para garantia do alinhamento com as metas, missão, valores e visão da EMERJ, promovendo a integridade, eficácia e adequação dos controles internos, simplificando tarefas e eliminando equívocos, aprimorando assim a governança.
A ISO 9001 é uma norma internacional voltada para Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ). Ela estabelece requisitos que permitem às organizações oferecer, de forma consistente, produtos e serviços alinhados às expectativas de seus clientes e aos requisitos legais e regulatórios aplicáveis.
A EMERJ possui todos os processos de trabalho certificados de acordo com a norma ISO 9001, o que demonstra o grau de excelência atingido. A unidade mantém seu certificado desde 2004.
ISO 9001
A certificação atesta a adequação do SGQ aos requisitos da norma ISO 9001, que passam por auditorias anuais. A ISO 9001:2015 é a norma de SGQ reconhecida internacionalmente, utilizada por organizações que desejam comprovar sua capacidade de fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seus clientes e requisitos legais e regulatórios aplicáveis, com o objetivo de aumentar a satisfação do cliente por meio de melhorias de processo e avaliação de conformidade.
Política da qualidade da EMERJ
Buscar garantir a qualidade dos seus serviços educacionais pela efetividade e controle dos processos acadêmicos e administrativos, por meio da melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade para satisfação das partes interessadas, melhor atendimento aos usuários dos serviços e cumprimento dos requisitos aplicáveis.
Missão da EMERJ
Formar, aperfeiçoar magistrados e especializar profissionais que atuam na área do Direito, qualificando-os como agentes transformadores da sociedade.
Visão de futuro da EMERJ
Ser reconhecida como Escola de Magistratura pela sua excelência no ensino, pesquisa e extensão, com atuação transformadora na sociedade.
Valores da EMERJ
Ética; Probidade; Transparência; Integridade; Acesso à justiça; Celeridade; Responsabilidade social e ambiental; Imparcialidade; Efetividade; Modernidade; Inovação; Aprendizagem para transformação; Abertura à sociedade; Cultura colaborativa;
Demais participantes da reunião
Também estiveram presentes: o secretário-geral Francisco Budal, representando o diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio dell’Orto; o chefe de gabinete André Luiz Teixeira dos Santos; a assessora de Gestão Estratégica da Escola Paula Fernanda Mello Lage de Souza; a diretora do Departamento de Ensino (DENSE) Bianca Oliveira de Farias; a diretora do Departamento de Desenvolvimento do Conhecimento Multidisciplinar (DEDES) Elina Bussade dos Santos; a diretora do Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados (DEAMA) Patsy Schlesinger; a diretora do Departamento de Biblioteca e Publicações (DEPIB), Elaine Soares Costa Soares Filho; o diretor do Departamento de Administração (DEADM) Renato Cader; a diretora do Departamento de Tecnologia da Informação (DETEC), Fernanda Santos; a diretora do Departamento de Comunicação Institucional (DECOM) Denise Werneck; e a diretora do Laboratório de Inovação, Pesquisas e Parcerias Institucionais Ana Cristina Willemann.
Fotos: Jenifer Santos
26 de agosto de 2025
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)