Nesta segunda-feira (13), os novos juízes recém-empossados pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) participaram do Curso Nacional de Formação Inicial de Magistrados, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), em Brasília. Durante a programação, os juízes foram recebidos pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin, e pelo diretor-geral da ENFAM, ministro Benedito Gonçalves.
A EMERJ esteve representada durante o curso pelo diretor-geral da Escola, desembargador Cláudio dell’Orto; pelo secretário-geral, Francisco Budal; pela diretora do Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados, Patsy Schlesinger; e pela diretora da Divisão de Apoio Pedagógico, Simone Cuber Araújo Pinto.
A atividade aproxima os juízes em início de carreira das instituições responsáveis pela formação e aperfeiçoamento da magistratura nacional.
Ao longo da semana, os magistrados participarão de aulas na ENFAM sobre temas como Controle de Convencionalidade, Questões de Gênero e Raciais, Sistema Carcerário, Direito Ambiental e Mudanças Climáticas, além de Povos Indígenas, Comunidades Tradicionais e Quilombolas.
No dia 19 de setembro, 30 candidatos foram aprovados no L Concurso para Ingresso na Magistratura do TJRJ. Muitos desses aprovados passaram pelas salas de aula da EMERJ, seja no Curso de Especialização em Direito Público e Privado ou em cursos livres preparatórios. Entre os egressos do curso de especialização, destacam-se: João Zacharias de Sá (1º lugar), Mirian Aninger Murad (2º lugar), Gabriel Ferreira de Barros Santos, Gabriel Ferreira Ribeiro Gomes, Marcelo Brito da Costa Honorato Santos e Pedro Henrique de Abreu. Já entre os aprovados que participaram dos cursos livres preparatórios da Escola, merecem destaque: Erica do Amaral Matos, Letícia Moraes Assis, Victoria Telles Padrão e Vinicius dos Angeles Nascimento.
Fotos: ENFAM
14 de outubro de 2024
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)