Na noite desta quarta-feira (10), a EMERJ celebrou feitos e momentos marcantes do ano de 2025 com uma homenagem a personalidades que se destacaram, sejam magistrados, outros operadores do Direito, doutores, mestres e servidores, com seu empenho e dedicação, contribuindo significativamente para a formação e qualificação dos magistrados fluminenses, além de colaboradores que prestaram relevantes serviços à Escola no ano de 2025.
A solenidade de Outorga da Medalha do Mérito, realizada anualmente, aconteceu presencialmente no Auditório Desembargador Antônio Carlos Amorim, no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Houve transmissão via plataforma YouTube, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A cerimônia foi conduzida pela atriz, escritora e mestra em Arte e Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO) Patrícia Pinho.

Homenageados
Os agraciados com a Medalha do Mérito EMERJ no ano de 2025 foram as seguintes personalidades:
- O Presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Desembargador Luiz Paulo da Silva Araújo Filho;
- O Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, Desembargador Roque Lucarelli Dattoli;
- O Corregedor do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Desembargador Firly Nascimento Filho;
- O Corregedor do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, Desembargador Alvaro Luiz Carvalho Moreira;
- O Ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho Aloysio Corrêa da Veiga;
- O Desembargador do TJRJ André Ricardo de Franciscis Ramos;
- O Desembargador do TJRJ Antonio da Rocha Lourenço Neto;
- O Desembargador do TJRJ Antonio Marreiros da Silva Melo Neto;
- O Desembargador do TJRJ Alexandre de Carvalho Mesquita;
- O Desembargador do TJRJ Álvaro Henrique Teixeira de Almeida;
- A Desembargadora do TJRJ Claudia Nascimento Vieira;
- O Desembargador do TJRJ Carlos Alberto Machado;
- O Desembargador do TJRJ Carlos Alberto Menezes Direito Filho;
- O Desembargador do TJRJ Carlos Fernando Potyguara Pereira;
- A Desembargadora do TJRJ Débora Maria Barbosa Sarmento;
- O Desembargador do TJRJ Fernando Marques de Campos Cabral Filho;
- O Desembargador do TJRJ Flavio Itabaiana de Oliveira Nicolau;
- A Desembargadora do TJRJ Isabela Pessanha Chagas;
- O Desembargador do TJRJ José Claudio de Macedo Fernandes;
- O Desembargador do TJRJ Juan Luiz Souza Vazquez;
- O Desembargador do TJRJ Luiz Alberto Carvalho Alves;
- A Desembargadora do TJRJ Maria da Penha Nobre Mauro;
- A Desembargadora do TJRJ Márcia Alves Succi;
- O Desembargador do TJRJ Marcel Laguna Duque Estrada;
- O Desembargador do TJRJ Marcelo Almeida de Moraes Marinho;
- O Desembargador do TJRJ Marcio Quintes Gonçalves;
- O Desembargador do TJRJ Paulo Assed Estefan;
- A Desembargadora do TJRJ Renata Maria Nicolau Cabo;
- A Desembargadora do TJRJ Rosa Maria Cirigliano Maneschy Ferreira;
- O Desembargador do TJRJ Sergio Wajzenberg;
- A Desembargadora do TJRJ Simone de Araújo Rolim;
- A Desembargadora do TJRJ Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros;
- O Desembargador do TJRJ Alessandro Oliveira Félix;
- O Desembargador do TJRJ Rossidélio Lopes da Fonte;
- A Juíza de Direito do TJRJ Milena Angélica Drumond Morais Diz;
- O Vice-Presidente de Tecnologia e Digital da Caixa Econômica Federal, Dr. Lúcio Camilo;
- A Jornalista e Repórter da TV Globo Sra. Bette Lucchese;
- O Secretário-Geral de Contratos e Licitações do TJRJ, Sr. Bruno Carvalho Azevedo;
- O Secretário-Geral de Tecnologia da Informação do TJRJ, Sr. Daniel de Lima Haab;
- O Diretor do Departamento de Administração da EMERJ, Sr. Renato Cader da Silva;
- A Assessora do Gabinete da Diretoria-Geral da EMERJ, Sra. Adeliza Vasconcelos Trindade Murta;
- O Colaborador da EMERJ Sr. José Robson Alves dos Alves.

Encerramento e presidência da premiação
O encerramento e a presidência de mesa da cerimônia ficaram a cargo do diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto, que destacou: “Realmente é uma solenidade em que conseguimos fazer duas coisas importantes: o reconhecimento aos nossos colegas, colaboradores e amigos, todos que lutam pela causa da justiça, e essa homenagem das pessoas que querem fazer dos direitos humanos uma realidade. Para encerrar essa solenidade, convidei o nosso presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Couto de Castro, que é uma pessoa dedicada ao estudo do Direito, professor da nossa EMERJ há algum tempo e que certamente tem por essa Escola o mesmo amor que ele tem pelo TJRJ. Então, convido o desembargador Ricardo Couto de Castro para o encerramento dessa solenidade.”
O presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro, concluiu: “É um momento de alegria, celebração e festa. O que eu poderia dizer é que, como todos os magistrados que aqui estão, muito me emocionei com a homenagem voltada aos direitos humanos e também com as falas, porque representam a realidade de uma camada. Eu gostaria apenas de deixar aqui para todos nós, e acho que esse prêmio representa o que vou expressar: que todos nós, magistrados, temos a perfeita noção das questões sociais e das vicissitudes do nosso sistema. Todos nós, magistrados, compreendemos os anseios da sociedade, evoluímos com os valores da sociedade e sabemos que hoje brigamos contra o feminicídio; sabemos a opressão que representa a palavra ‘patriarcado’, tanto assim que o TJRJ é um tribunal onde dividimos com mulheres e homens a desembargadoria. É o tribunal que possui o maior número de desembargadoras em termos proporcionais e que reconhece os valores de todos.”

Dispositivo de honra
Compuseram o dispositivo de honra: o diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio dell’Orto; o presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Couto de Castro; o corregedor-geral da Justiça do TJRJ, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira; e os conselheiros consultivos da EMERJ desembargadora Patrícia Ribeiro Serra Vieira, desembargador Fernando Cerqueira Chagas, desembargadora Jacqueline Lima Montenegro e a juíza Kátia Cilene da Hora Machado Bugarim.
Assista
Para assistir na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Q76shDusM7A
Clique aqui para acessar as fotos do evento.
Fotos: Mariana Bianco e Diego Antunes
10 de dezembro de 2025
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)