Nesta sexta-feira (12), a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizou a cerimônia de formatura dos alunos do 2º semestre de 2025 das turmas A, B e C do CP-VI do Curso de Especialização em Direito Público e Privado, Turma Professor José Maria de Castro Panoeiro.
A solenidade aconteceu no Auditório Desembargador Antônio Carlos Amorim, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).
Abertura
O diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio dell’Orto, destacou: “A EMERJ tem muito orgulho de vocês e orgulho da confiança que cada um de vocês e seus familiares depositaram no trabalho que a Escola vem desenvolvendo ao longo desses 37 anos. Para todos nós, é uma alegria muito grande chegar a mais uma formatura das turmas do nosso Curso de Especialização em Direito Público e Privado. A continuidade do projeto prático-pedagógico é que tem assegurado que o Curso de Especialização em Direito Público e Privado da EMERJ tenha tido tanto êxito ao longo desses anos, com muitos aprovados em diversos concursos, não só da magistratura, não só da magistratura do Rio de Janeiro, mas pelo Brasil inteiro, em vários concursos da área jurídica. Esperamos que, depois, quando vocês que se formam hoje forem aprovados, deem notícias e não esqueçam de nós. Nós temos que resgatar essa memória, e ontem tivemos aqui uma solenidade homenageando diversas pessoas que passaram por essa Escola e por esse tribunal, e, de um modo especial, o desembargador Cláudio Vianna de Lima, que foi o fundador da EMERJ, certamente, ao longo desses anos, muitas vezes perdemos o contato e não sabemos quem foi aprovado, onde foi, qual curso está fazendo. Então, é muito importante que mantenhamos esse contato.”

Nome da turma e patrono, José Maria de Castro Panoeiro
Os alunos do 2º semestre de 2025 das turmas A, B e C do CP-VI do Curso de Especialização em Direito Público e Privado escolheram José Maria de Castro Panoeiro, procurador da República do Ministério Público Federal (MPF) e professor de Direito Penal, como nome e patrono da turma.

Ao homenagear o professor José Maria de Castro Panoeiro, a aluna Ana Gabrielle Hensel de Assis Emidio, da Turma CP-VI C, declarou: “É uma honra poder representar o CP-VI nessa celebração, que é tão importante para todos nós, e ainda ter a oportunidade de homenagear um professor que marcou profundamente a nossa formação. Ele, que, junto da professora Elisa Ramos Pittaro Neves, é recordista de homenagens de turma. Desde o primeiro dia de aula, fica muito claro o quanto o professor José Maria de Castro Panoeiro é diferenciado, e não só pela didática excepcional que ele tem e pela profundidade com que consegue adentrar nos temas, mas porque também é um ótimo professor. Essa capacidade que ele tem de transformar a sala de aula em um ambiente dinâmico, divertido e vivo não é algo que se aprende; você simplesmente nasce com isso, e nós, alunos da EMERJ, temos o privilégio de aprender com uma pessoa que realmente nasceu para ser professor.”
Ao receber a homenagem, o professor José Maria de Castro Panoeiro, pontuou: “Eu aprendi uma coisa ao longo de todo esse período de EMERJ: que, por trás de uma lei, tem sempre uma história e sempre algo que acontece. E os alunos se pretendem a juízes e precisam conhecer as histórias, porque, no dia a dia, eles conhecerão o fato vivo e não uma folha de papel onde está escrito, aparentemente, um conjunto de normas que definem o que é justiça, e justiça é um pouco mais do que isso. Então, ao longo desses três anos, sempre foi meu papel jogar luz onde não há luz; parece haver só uma decisão seca, fria e imutável de aplicação do Direito. É uma honra estar presente nesse momento, ainda que de forma virtual. Ser homenageado com o nome da turma e como patrono deixa para sempre uma marca indelével de gratidão; jamais vou esquecer essa homenagem e os rostos de cada um de vocês. A Escola tem passado por transformações para ajustá-la a um mundo cada vez mais digital e mutável, e os senhores são testemunhas disso. Isso faz da EMERJ diferente, isso faz da EMERJ única, isso faz de vocês únicos. Levem consigo o orgulho de ter sido alunos dessa casa, cumpram a missão que passaram a ter no dia em que escolheram essa Escola como caminho de vida. Tenham sucesso e sejam muito felizes.”
Paraninfo, juiz Marco Antônio Azevedo Junior
O aluno da Turma CP-VI A Rafael Clemente Marins proferiu o discurso em homenagem ao paraninfo da turma e ressaltou: “Daqui a três horas, estou pegando um voo para Brasília, porque vou fazer minha primeira prova oral agora, nesse domingo, e, se eu consegui alcançar essa fase do concurso, foi muito por conta da EMERJ e de todos os professores que estão aqui hoje, principalmente o professor Marco Antônio Azevedo Júnior. Inclusive, minha última aula da EMERJ foi com o diretor-geral, desembargador Cláudio dell’Orto, o que torna essa Escola cada vez mais inesquecível para mim. Muitas pessoas me perguntam se vale a pena cursar a EMERJ e se valeu a pena esses três anos, e valeu cada segundo. Ela formou quem eu sou hoje e, para isso, gostaria de agradecer ao professor Marco Antônio Azevedo Júnior por todos os momentos em que fui a seu gabinete, por todos os recursos de provas que ele me ajudou a fazer para concurso, e porque foi fundamental para a minha formação.”

O paraninfo, juiz Marco Antônio Azevedo Junior, proferiu: “Meus sinceros e emocionados agradecimentos a todos vocês, meus agora formados alunos e amigos, pelo convite para ser paraninfo. É uma honra receber esse convite. É impossível separar o professor do amigo; ver o sucesso de vocês, justamente das turmas com as quais eu mais me identifiquei, é uma satisfação que transborda. Gostaria de falar agora não com vocês, formandos, mas com todos aqui presentes: todos os pais, mães, esposas, maridos e filhos, familiares e amigos. A todos vocês, o nosso mais sincero obrigado. Obrigado por bancarem o apoio emocional necessário para que todos os alunos passassem pela EMERJ. Obrigado também pelo sacrifício de tempo e de convívio familiar. Se não fosse essa liberação de tempo para esse estudo insano que os alunos da EMERJ vivenciaram, esse resultado não teria sido possível. Vocês nos entregaram profissionais altamente qualificados, e nós, da EMERJ, humildemente, os devolvemos formados.”
Professora homenageada, promotora Elisa Ramos Pittaro Neves
A aluna da Turma CP-VI B Letícia Pittaro Neves realizou o discurso em homenagem à promotora de Justiça e professora de direito penal Elisa Ramos Pittaro Neves e reforçou: “Hoje não subo nesse palco apenas como uma aluna, mas como uma testemunha silenciosa de uma história de dedicação, renúncia e de amor. Entre tantos momentos que tivemos juntas, esse, para mim, é o mais significativo: poder prestar uma homenagem à minha mãe e à nossa querida professora Elisa. Talvez hoje minhas palavras se diferenciem das dos demais colegas, porque, quando o relógio marca o fim do tempo de aula e as turmas se despedem dos professores e cada um volta para suas casas, no meu caso sempre foi um pouco diferente. Eu acompanho a trajetória da minha mãe desde criança, como mãe, mulher, promotora de Justiça e como professora, e é dessa trajetória que eu gostaria de prestar uma homenagem hoje. Eu costumo dizer que a minha mãe nasceu para dar aula. Poucas pessoas sabem disso, mas a minha mãe costumava dar aula de inglês na sala da minha avó quando era adolescente. O que meu avô desejava para minha mãe, na adolescência, era que ela lecionasse para o primário, e eu acredito que a vocação dela devia ser tão evidente para ele quanto é para cada um de nós que fomos alunos dela. Uma coisa que aprendi com a história de vida da minha mãe é a sua incrível capacidade de se reinventar, sempre acreditando que o estudo é uma das formas mais efetivas de mudanças pessoais.”

A professora homenageada, promotora Elisa Ramos Pittaro Neves, salientou: “Costumo sempre falar que hoje é um daqueles momentos inesquecíveis que a EMERJ me proporcionou desde o convite para lecionar nessa casa, há quase 30 anos, feito pelo desembargador Sergio Cavalieri. Passa um filme na minha cabeça, como imagino que esteja passando na cabeça de todos vocês, mas a vida é assim, cheia de sonhos, expectativas e lembranças. E quantas coisas aconteceram com todos vocês nesses três anos: novos amigos, amores, provas, monografia, concurso, estágio. Se, por um lado, concluir a EMERJ coloca todos vocês mais próximos dos sonhos, que é a aprovação naquele tão desejado concurso, por outro lado, triste é que não haverá mais semestres para serem cursados, nem encontros no corredor. No momento da aprovação, quando todos vocês realizarem o sonho, espero que utilizem todo o conhecimento jurídico adquirido nessa Escola como instrumento de transformação e de fazer o bem. Sejam persistentes nos seus ideais e combatam todas as injustiças que existirão ao longo do caminho de vocês. Espero que levem a ética, a coragem e a alegria para suas carreiras. Não tenham medo de fazer o certo e de materializar a Justiça. Sejam profissionais íntegros e, acima de tudo, sejam felizes, voem alto e deixem sua marca na vida das pessoas.”
Demais homenagens
O aluno da Turma CP-VI B Rafael Moreira Duarte realizou, em nome da turma, uma homenagem ao funcionário da EMERJ Sérgio Sidnei Sodré de Almeida.
O Sr. Sérgio Sidnei Sodré de Almeida destacou: “Sinceramente, estou muito feliz e imensuravelmente honrado porque, pelo terceiro ano, estou tendo a honra de ser homenageado. Aos ilustríssimos formandos da EMERJ, toda a gratidão pelo reconhecimento do meu trabalho e por toda essa homenagem, que, para mim, é inesquecível e emocionante. Peço que continuem perseverando, porque certamente irão conseguir realizar todos os seus sonhos e alcançar todos os seus objetivos, pois são merecedores.”

O aluno da Turma CP-VI C Lucas Mendel Braziellas Pepe Tavares realizou, em nome da turma, uma homenagem ao funcionário da EMERJ Marcelo de Souza Silva.
O Sr. Marcelo de Souza Silva pontuou: “Gostaria de cumprimentar também todos os familiares dos formandos que aqui estão presentes. De fato, a força de vocês com a dos alunos é fundamental para o caminho que está começando agora. Gostaria de parabenizar todos os formandos por esse momento. Quero falar de forma simples: a consequência natural do discurso para vocês é desejar sucesso nas carreiras, mas eu quero levar o sucesso para o outro lado. Desejo também que vocês sejam felizes, porque não há sucesso efetivo se não houver felicidade. Agradeço demais a homenagem de hoje.”

Agradecimento dos alunos
Oradora da Turma CP-VI A
A aluna Angélica Maria Xavier Werneck declarou: “Hoje celebramos mais um encerramento de curso. Celebramos três anos de jornada intensa que nos transformaram profundamente. Foram anos de dedicação, aprendizado, amadurecimento e, sobretudo, de convivência. A nossa turma é retrato vivo da diversidade do Brasil, formada por homens e mulheres determinados, por colegas negros que resistem e abrem caminhos e por tantas outras histórias que se entrelaçam. Cada um de nós é especial à sua maneira, trazendo experiências singulares que, reunidas, moldaram um grupo plural, forte e rico em aprendizados.”

Oradora da Turma CP-VI B
A aluna Beatrice Apostólico Nogueira Ferreira proferiu: “Caros colegas, amigos, professores e familiares, conseguimos. Hoje se encerra mais uma etapa dessa árdua jornada que escolhemos seguir, mas que recordamos com imenso carinho e com a certeza de que todos vocês fizeram a diferença no nosso caminho. Foram três anos intensos, cheios de desafios e com inúmeras abdicações, mas que fizeram a diferença nos profissionais que somos, que almejamos ser e nos que, com certeza, seremos. É impossível encerrar esse ciclo sem a sensação de que existe uma vida pré-EMERJ e uma vida pós-EMERJ. É dentro dessa instituição que entendemos a importância e a seriedade do que almejamos. É aqui dentro que amadurecemos, aprimoramos e começamos a dar pequenos e grandes passos para alcançarmos nossos sonhos.”

Oradora da Turma CP-VI C
A aluna Ana Paula Bartole Faria concluiu: “Resumir três anos em alguns minutos não é uma tarefa fácil; vai ser um desafio, mas, de desafio em desafio, não é à toa que escolhemos cursar a EMERJ. Hoje celebramos o encerramento de um ciclo que, para muitos, foi a conquista de um sonho, uma oportunidade ímpar que, com toda certeza, contribuiu para uma grande transformação em nossas vidas. Aqui vou tentar representar meus colegas da Turma C, egressos do período noturno. Não é segredo para ninguém que os estudos diários para as carreiras que escolhemos seguir já são, por si só, um trabalho árduo, que exige dedicação e comprometimento. Mas estudar após um dia inteiro de trabalho nem se compara; mesmo assim, conseguimos cumprir esse período com carisma admirável e uma união diferenciada.”

Mesa de Honra
Compuseram a mesa de honra da cerimônia o diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio dell’Orto; a 1ª vice-presidente do TJRJ, desembargadora Suely Lopes Magalhães, representando o desembargador Ricardo Couto de Castro, presidente do TJRJ; o corregedor-geral da Justiça do TJRJ, desembargador Cláudio Brandão de Oliveira; a vice-presidente do Conselho Consultivo da EMERJ, desembargadora Ana Maria Pereira de Oliveira; a conselheira consultiva da EMERJ e magistrada supervisora de Pedagogia e Ensino da Escola, desembargadora Patrícia Ribeiro Serra Vieira; o professor homenageado com o nome da turma e patrono, procurador José Maria de Castro Panoeiro, de forma online; o paraninfo da turma, juiz Marco Antônio Azevedo Junior; a professora homenageada pela turma, promotora Elisa Ramos Pittaro Neves; o secretário-geral da EMERJ, Francisco Budal; e a diretora do Departamento de Ensino da EMERJ, Bianca Oliveira de Farias.

Assista
Para assistir na íntegra, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=eCZeH7dwr-M
Clique aqui para acessar as fotos do evento.
Fotos: Mariana Bianco e Diego Antunes
12 de dezembro de 2025
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)