A EMERJ recebeu, nesta quinta-feira (12), a visita institucional dos cônsules da Federação Russa e da delegação da universidade russa Tyumen State University. A recepção foi conduzida pelo diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio dell’Orto.

A comitiva, composta pelos cônsules da Federação da Rússia, Alexandr Alexandrovich Korolev e Dmitry Pentin; pelo reitor da universidade, Dr. Ivan Sergeevich Romanchuk; pelo primeiro vice-reitor Andrey Viktorovich Tolstikov; pelo vice-reitor e diretor da escola de Direito e Administração, Sergey Sergeevich Zenin; pelo conselheiro do reitor, Ivan Sergeevich Prokhorov; pelo chefe do Departamento de Inovação e Ciência, Georgy Nikolaevich Suvorov; pelo chefe de Departamento de Política Estudantil, Denis Yuryevich Stepanchuk; pelo intérprete Ruslan Igorevich Proklov; e pelo coordenador especial de relações internacionais do Brasil com a Federação da Rússia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fabio Luiz Peres Krykhtine.
A reunião teve como propósito o intercâmbio de informações entre as instituições dos dois países visando a colaborações e parcerias. Foram abordados a dinâmica dos cursos de formação inicial, as ações de formação continuada e os programas de aperfeiçoamento destinados a magistrados.

No encontro, o diretor-geral, desembargador Cláudio dell’Orto, destacou: “É um prazer enorme receber esta delegação da universidade. Nós estamos sempre abertos aqui, na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, para realizarmos o intercâmbio e a troca de informações dentro desse sistema que temos no Brasil, previsto na Constituição da República do Brasil, que é autônomo, que são as escolas de governo. A Escola é vinculada ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), existe desde 1989 e possui três eixos fundamentais de atuação.
A função principal é a formação e aperfeiçoamento de juízes, ou seja, dos magistrados que já estão no exercício da atividade jurisdicional do Estado.
O segundo eixo é composto de cursos preparatórios, cursos de especialização e cursos livres, com ênfase na preparação para concursos públicos. O nosso curso de pós-graduação lato sensu principal tem ênfase na preparação de candidatos, de estudantes de Direito, para que se submetam a concursos públicos para as carreiras jurídicas. Esse é o eixo com maior número de alunos na Escola.
O terceiro eixo são as pesquisas. Temos o Laboratório de Inovação, Pesquisas e Parcerias Institucionais, com ênfase nas questões tecnológicas, envolvendo a atividade do próprio Estado, em especial a atividade judiciária do Estado, uso de inteligência artificial, uso de ferramentas tecnológicas para o aperfeiçoamento do sistema de justiça e que, ainda, realiza parcerias com diversas instituições para o desenvolvimento de pesquisas na área jurídica, com temas específicos, por meio dos núcleos de pesquisa. Temos também os fóruns permanentes que produzem eventos gratuitos com debates de temas de interesse e de relevo dentro da área jurídica. Tudo isso alinhado a um modelo que é centrado em uma biblioteca muito bem organizada, que serve ao Tribunal e à Escola, com plataformas digitais para acesso ao acervo que nós temos disponível.”
O reitor da Tyumen State University, Dr. Ivan Sergeevich Romanchuk, ressaltou: “Eu também sou jurista e temos muito interesse em promover uma parceria com o Brasil, porque sabemos que o Brasil tem uma grande experiência em vários assuntos jurídicos. Temos interesse na metodologia para a formação de futuros juízes. É muito interessante a possiblidade de organizar cursos lato sensu para os juízes russos, aqui na sua escola.”
O coordenador de relações internacionais do Brasil com a Federação da Rússia da UFRJ, Fabio Luiz Peres Krykhtine, concluiu: “A gente aqui tem um ambiente muito bom para colaborar, a UFRJ vem desenvolvendo muitos acordos. É um elo fundamental. Eu agradeço pelo espaço, pelo acolhimento.”
Demais participantes
Também estiveram presentes na reunião: o secretário-geral da EMERJ, Francisco Budal; e o chefe de gabinete da Diretoria-Geral da EMERJ, André Luiz Teixeira dos Santos.

Fotos: Diego Antunes
12 de fevereiro de 2026
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)