Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ recebe comitiva de autoridades russas

Ícone que representa audiodescrição

A EMERJ recebeu, nesta quinta-feira (12), a visita institucional dos cônsules da Federação Russa e da delegação da universidade russa Tyumen State University. A recepção foi conduzida pelo diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio dell’Orto.

A comitiva, composta pelos cônsules da Federação da Rússia, Alexandr Alexandrovich Korolev e Dmitry Pentin; pelo reitor da universidade, Dr. Ivan Sergeevich Romanchuk; pelo primeiro vice-reitor Andrey Viktorovich Tolstikov; pelo vice-reitor e diretor da escola de Direito e Administração, Sergey Sergeevich Zenin; pelo conselheiro do reitor, Ivan Sergeevich Prokhorov; pelo chefe do Departamento de Inovação e Ciência, Georgy Nikolaevich Suvorov; pelo chefe de Departamento de Política Estudantil, Denis Yuryevich Stepanchuk; pelo intérprete Ruslan Igorevich Proklov; e pelo coordenador especial de relações internacionais do Brasil com a Federação da Rússia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fabio Luiz Peres Krykhtine.

A reunião teve como propósito o intercâmbio de informações entre as instituições dos dois países visando a colaborações e parcerias. Foram abordados a dinâmica dos cursos de formação inicial, as ações de formação continuada e os programas de aperfeiçoamento destinados a magistrados.

No encontro, o diretor-geral, desembargador Cláudio dell’Orto, destacou: “É um prazer enorme receber esta delegação da universidade. Nós estamos sempre abertos aqui, na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, para realizarmos o intercâmbio e a troca de informações dentro desse sistema que temos no Brasil, previsto na Constituição da República do Brasil, que é autônomo, que são as escolas de governo. A Escola é vinculada ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), existe desde 1989 e possui três eixos fundamentais de atuação.

A função principal é a formação e aperfeiçoamento de juízes, ou seja, dos magistrados que já estão no exercício da atividade jurisdicional do Estado.

O segundo eixo é composto de cursos preparatórios, cursos de especialização e cursos livres, com ênfase na preparação para concursos públicos. O nosso curso de pós-graduação lato sensu principal tem ênfase na preparação de candidatos, de estudantes de Direito, para que se submetam a concursos públicos para as carreiras jurídicas. Esse é o eixo com maior número de alunos na Escola.

O terceiro eixo são as pesquisas. Temos o Laboratório de Inovação, Pesquisas e Parcerias Institucionais, com ênfase nas questões tecnológicas, envolvendo a atividade do próprio Estado, em especial a atividade judiciária do Estado, uso de inteligência artificial, uso de ferramentas tecnológicas para o aperfeiçoamento do sistema de justiça e que, ainda, realiza parcerias com diversas instituições para o desenvolvimento de pesquisas na área jurídica, com temas específicos, por meio dos núcleos de pesquisa. Temos também os fóruns permanentes que produzem eventos gratuitos com debates de temas de interesse e de relevo dentro da área jurídica. Tudo isso alinhado a um modelo que é centrado em uma biblioteca muito bem organizada, que serve ao Tribunal e à Escola, com plataformas digitais para acesso ao acervo que nós temos disponível.”

O reitor da Tyumen State University, Dr. Ivan Sergeevich Romanchuk, ressaltou: “Eu também sou jurista e temos muito interesse em promover uma parceria com o Brasil, porque sabemos que o Brasil tem uma grande experiência em vários assuntos jurídicos. Temos interesse na metodologia para a formação de futuros juízes. É muito interessante a possiblidade de organizar cursos lato sensu para os juízes russos, aqui na sua escola.”

O coordenador de relações internacionais do Brasil com a Federação da Rússia da UFRJ, Fabio Luiz Peres Krykhtine, concluiu: “A gente aqui tem um ambiente muito bom para colaborar, a UFRJ vem desenvolvendo muitos acordos. É um elo fundamental. Eu agradeço pelo espaço, pelo acolhimento.”

 

Demais participantes

Também estiveram presentes na reunião: o secretário-geral da EMERJ, Francisco Budal; e o chefe de gabinete da Diretoria-Geral da EMERJ, André Luiz Teixeira dos Santos.

 

 

 

 

Fotos: Diego Antunes

 

12 de fevereiro de 2026

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)