Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Mulheres não nascem prontas, elas se reinventam: 40+ será tema de encontro na EMERJ

Ícone que representa audiodescrição

O Fórum Permanente de Diálogos da Lei com o Inconsciente da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizará, no dia 20 de maio, às 10h, no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, o evento Mulheres não nascem prontas, elas se reinventam: 40+. O encontro contará com transmissão via plataforma Zoom e tradução em Libras.

Abertura

A abertura será conduzida pela presidente do fórum, desembargadora Cristina Tereza Gaulia.

Expositores

Participarão do evento como expositores: a coordenadora da obra Mulheres não nascem prontas, elas se reinventam: 40+, psicanalista e membro titular da Formação Freudiana do Rio de Janeiro, Mônica Donetto Guedes; o advogado com atuação exclusiva para mulheres no Direito das Famílias, Renê Freitas; a presidente da Comissão Nacional de Família e Tecnologia do Instituto Brasileiro de Direito de Família e doutora em Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas UMSA – Buenos Aires, Patrícia Corrêa Sanches Lamosa; o membro do fórum, psicólogo clínico e coautor da obra Mulheres não nascem prontas, elas se reinventam: 40+, Eduardo Rawicz.

Debatedoras

Serão as debatedoras: a membro do Fórum, psicóloga clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e membro da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP), Sarita Olga Gelbert; e a membro do Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia da EMERJ e doutora em Ciências Jurídico-Sociais pela UMSA, juíza Maria Cristina Barros Gutiérrez Slaibi.

Inscrição

Poderão ser concedidos: aos servidores que participarem do evento, horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (Esaj); aos estudantes de Direito, horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ); e aos alunos do Curso de Especialização em Direito Público e Privado, incentivos do programa EMERJ Pontua.

Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8792

 

24 de março de 2026

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)