O curso de extensão Panorama Geral da Língua Latina da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) está com inscrições abertas. A formação, que terá início no dia 14 de outubro, é destinada aos profissionais do Direito, advogados, serventuários da Justiça e estudantes.
Serão 10 horas de carga horária, com encontros via plataforma Zoom. As inscrições estarão abertas até o dia 12 de outubro ou até o preenchimento total das vagas disponibilizadas.
Coordenação
O coordenador do curso será o doutor em Letras Clássicas pela USP, com estágio pela University of Oxford, Rafael Frate.
Ementa do curso
Panorama histórico da língua latina e cultura romana; primeiras noções linguísticas: declinações e casos (I); Cultura romana: família e religião; noções linguísticas: declinações e casos (II); Cultura romana: exército e guerra; noções linguísticas: verbos (I); Cultura romana: direito; noções linguísticas: verbos (II); Cultura romana: letras e letrados; noções linguísticas: e primeiras leituras.
Corpo docente
Além do coordenador do curso, compõem o corpo docente da formação: o doutor em Metafísica pela UnB e doutor em História pela UFRJ, desembargador Carlos Gustavo Direito
Certificado
Os participantes que atingirem 75% de aproveitamento na realização das atividades propostas ao longo do curso obterão o certificado.
Inscrição
Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/curso/9/416
7 de julho de 2026
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)