Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ abre inscrições para o curso de formação continuada Processo Civil Aplicado ao Direito das Sucessões

Ícone que representa audiodescrição

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) abriu inscrições para o curso de formação continuada Processo Civil Aplicado ao Direito das Sucessões, com início previsto para o dia 13 de outubro.

Serão, ao todo, 20 horas de carga horária com encontros síncronos nos dias 19, 23 e 30 de outubro e 6 de novembro, das 17h às 19h. O período de inscrições irá até o dia 7 de outubro.

O curso é destinado a magistrados do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

Coordenação e tutoria

A coordenação do curso será dos desembargadores Alexandre Antônio Franco Feitas Câmara e Natacha Nascimento Gomes Tostes Gonçalves de Oliveira.

A tutora da formação será a desembargadora Natacha Nascimento Gomes Tostes Gonçalves de Oliveira.

Objetivo geral

Ao final do curso, os magistrados serão capazes de conduzir de forma adequada os processos de inventário, concretizando a prestação jurisdicional em tempo razoável, evitando inventários que se estendem por anos em tramitação, mediante aplicação adequada dos regramentos processuais e do direito material, de forma a garantir a devida prestação jurisdicional.

Ementa do curso

O processo civil e o direito das sucessões. Abertura e registro de testamentos. Inventário judicial e extrajudicial. Competência para o inventário. Nomeação de inventariante. Primeiras declarações e impugnações. Questões de alta indagação. Direito real de habitação. Hipóteses de suspensão do inventário ou reserva de bens. Sucessão do cônjuge e do companheiro conforme o regime de bens. Atividade judicial e localização de bens. Atos de cooperação. Bens sonegados e colações. Inventários sucessivos. Arrecadação de herança jacente. Ações de investigação de paternidade e reconhecimento de união estável post mortem. Legitimidade. Reflexos na sucessão.

Docentes

Integram o corpo docente: a desembargadora Maria Celeste Pinto de Castro Jatahy; o desembargador Renato Lima Charnaux Sertã; o advogado Gustavo Kloh Muller Neves; e o advogado Rodrigo Reis Mazzei.

Certificado

Os participantes que atingirem 75% de aproveitamento na realização das atividades propostas ao longo do curso obterão o certificado.

Inscrição

Magistrado(a) TJ-RJ: https://emerj.tjrj.jus.br/cursos/5

 

20 de julho de 2026

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)