Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ realizará o evento Perspectivas sobre o Cuidado na Primeira Infância: Promoção de Saúde e Garantia de Direitos na Socioeducação

Ícone que representa audiodescrição

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoverá, no dia 5 de agosto, às 9h, a 122ª Reunião do Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica, com o tema Perspectivas sobre o Cuidado na Primeira Infância: Promoção de Saúde e Garantia de Direitos na Socioeducação, em comemoração à Semana do Bebê 2026.

O encontro, em parceria com a Divisão de Psicologia, Coordenação de Atenção em Saúde Integral e Psicossocial (COOSIP), o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE-RJ), o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire e o Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (PJERJ), acontecerá no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com transmissão via plataforma Zoom e tradução em Libras. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da EMERJ.

Abertura

A abertura contará com a participação da vice-presidente do fórum e presidente do Comitê Gestor da Política Judiciária da Primeira Infância (CGEPI), juíza Raquel Santos Pereira Chrispino; do diretor-geral do DEGASE e delegado de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Cristiano do Vale Maia; da psicóloga, diretora da Divisão de Psicologia do DEGASE, especialista em Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestra em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Vanessa de Araújo Xisto; da pedagoga pela UERJ e diretora e gestora da Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire (ESGSE) do DEGASE, Luana Vital; e da psicóloga pela UFRRJ, especialista em Saúde e Primeira Infância pelo UNICEF Brasil e mestra em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) da Fiocruz, Priscila Heusner.

Palestrantes

O Painel I, com o tema Políticas Públicas, Parentalidade e Cuidado na Socioeducação, será mediado pela assistente social, diretora da Divisão de Serviço Social do DEGASE e mestra em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fernanda Carneiro Soares dos Santos. Participarão como palestrantes a psicóloga no CRIAAD Niterói do DEGASE e doutora em Política Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Adriana Soares Barbosa; a assistente social, coordenadora do Observatório do Cuidado Egbé, professora doutora adjunta do Departamento de Política Social e Serviço Social Aplicado da UFRJ, Cibele da Silva Henriques; e a psicóloga e especialista em Desenvolvimento Infantil da UNICEF Brasil, Maria Luísa Passos.

Após o intervalo para almoço, o Painel II, Reconhecimento de Paternidade na Socioeducação: História, Desafios e Avanços, terá mediação da psicóloga do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e doutora em Psicologia pela UFF, Eliana Olinda Alves. Como palestrantes participarão o juiz da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca de Belford Roxo/RJ, Gabriel Almeida Matos de Carvalho; a defensora pública do Estado do Rio de Janeiro e subcoordenadora da Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDEDICA), Maria Isabel Moreira Caldas de Alencar Saboya; a representante do Setor de Promoção da Filiação Paterna (SEPAT) da Corregedoria-Geral da Justiça do TJRJ, Flávia Guimarães Schott Ribeiro; e a assistente social do DEGASE e mestra em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Dandara Pinheiro Honorato.

Encerramento

O encerramento será conduzido pela vice-presidente do fórum e presidente do Comitê Gestor da Política Judiciária da Primeira Infância (CGEPI), juíza Raquel Santos Pereira Chrispino.

Inscrição

Poderão ser concedidos: aos servidores que participarem do evento, horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (Esaj); aos estudantes de Direito, horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ).

Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8850

 

30 de julho de 2026

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)