Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ realiza o evento “Democracia na Era Digital: Extremismo, Tecnologia e Novas Formas de Autoritarismo”

Ícone que representa audiodescrição

O Fórum Permanente de Liberdade de Expressão, Liberdades Fundamentais e Democracia e o Núcleo de Pesquisa em Liberdade de Expressão, Liberdade de Imprensa e Mídias Sociais (NUPELEIMS), ambos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), realizaram, nesta terça-feira (22), o evento “Democracia na Era Digital: Extremismo, Tecnologia e Novas Formas de Autoritarismo”.

O evento aconteceu presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com transmissão via plataforma Zoom e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abertura

A abertura ficou a cargo do presidente do fórum, professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Estácio de Sá (PPGD/UNESA) e doutor em Direito pela UNESA, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, que destacou: ”O evento é muito importante e tem um título que reúne três palavras que estão juntas não por acaso: extremismo, tecnologia e autoritarismo.”

A integrante do fórum, assessora especial da Presidência do Tribunal de JUstiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), professora do PPGD/UNESA e pós-doutora em Direito pela UNESA, Lúcia Frota Pestana de Aguiar, enfatizou: ”Vou começar com uma pergunta desconfortável: e se o próximo computador não for apenas uma máquina, mas uma estrutura composta de células cerebrais vivas? Isso já é uma realidade. Em 2022, pesquisadores apresentaram um sistema no qual neurônios humanos e animais cultivados in vitro foram conectados a eletrodos e inseridos em uma simulação de um jogo, chamado Pong. A pergunta, então, já não é mais se a gente pode construir computadores com matéria cerebral viva, mas o que nós teremos criado quando isso acontecer em larga escala? Nós teremos criado um equipamento, um organismo, uma empresa ou uma nova forma de vida que o Direito ainda não sabe nomear?”

Palestrantes

O presidente do fórum, desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, proferiu: ”Eu faço essa intervenção com um tema que foi objeto de um artigo, publicado por mim recentemente, um tema ao qual dei o nome de ‘Tecnofascismo’. O que chamo de tecnofascismo não é um problema apenas de comunicação, das redes sociais, é um problema de poder e a comunicação digital é uma de suas faces, mas não é a única. Eu quero justificar o uso da palavra fascismo na expressão. É uma expressão que incomoda e tem que incomodar, principalmente, porque quando tudo vira fascismo, nada é mais fascismo. Nós acabamos perdendo a palavra justamente quando dela precisamos. Qualquer uso responsável do termo fascismo precisa indicar o que ele abrange e, sobretudo, que ele deixa de fora. O poder que nega a coexistência entre grupos, levanta fronteiras dentro da própria sociedade e administra de maneira desigual as diferentes formas de vida caracteriza esse tecnofascismo. Será que em vez de tecnofascismo podemos falar em autoritarismo tecnológico? A resposta, a meu ver, está em uma diferença decisiva. O autoritarismo tecnocrático tende a se legitimar pela ordem, pela despolitização, prefere cidadãos quietos, comportados, que não se ocupem da política. Já o fascismo acrescenta algo diferente, busca a mobilização dos afetos. A construção de um inimigo é algo fundamental no fascismo e uma promessa de um renascimento coletivo. Não se contenta com a obediência.”

O livre-docente em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo (USP), professor titular de Direito Constitucional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor permanente do PPGD/UFRJ do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ (PPGF/UFRJ) e pós-doutor pela Universidad de Castilla-La Mancha, Eduardo Ribeiro Moreira, pontuou: ”Eu organizei a minha fala em três momentos. O primeiro é o de definição e características de um extremismo populista, o segundo é uma reação jurídica ao autoritarismo pelo mundo e, no caso brasileiro, com a utilização de instrumentos da democracia militante, o terceiro são os novos perigos da fusão do autoritarismo com tecnologias das plataformas big techs na conformação desse fenômeno, que o desembargador André aqui falou, do tecnofascismo. O extremismo hoje é difundido em muitas partes do mundo, você encontra o espectro se reproduzindo em diversas delas. Não é aleatório, há uma cópia de um certo modelo metodológico de marketing político, que faz uso das seguintes características. Primeiro de tudo, esse extremismo é antielitista. Para ter a adesão do eleitorado caracteriza a elite como corrupta, a elite política e financeira. Ele é antipluralista, não aceita muitas visões de mundo, considera que muitas das visões que não se adequam ao seu modelo são inadequadas e, quando opostas, são competidoras a serem eliminadas.”

O advogado, professor titular de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), coordenador da Clínica de Direitos Fundamentais da Faculdade de Direito da UERJ e pós-doutor pela Yale University, Daniel Sarmento, concluiu: ”Nós vivenciamos hoje o limiar do que alguns chamam da quarta revolução industrial. A primeira, ocorrida na virada do século XVIII para o XIX, que envolveu o uso do vapor e a construção de estradas de ferro; a segunda, na virada do XIX para o século XX, com a emergência da eletricidade, o uso do petróleo, o surgimento dos carros e do telefone; a terceira revolução industrial com o surgimento dos computadores, que começa a digitalização, e, na fronteira da terceira para a quarta revolução industrial, surge não só a internet, mas as plataformas digitais. E, nesse momento, a gente fala em IA generativa e muitos já discutem se nós estaríamos nos aproximando de um momento de singularidade em que a inteligência artificial teria um potencial maior do que todas as pessoas, não só em áreas específicas, mas geneticamente falando, combinando isso com o uso massivo de dados e biotecnologias. É um momento extremamente complexo, de grandes mutações, sem precedentes na história da humanidade, que afetam diretamente e profundamente a nossa sociabilidade e democracia.”

Assista

Para assistir na integra, clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=FrV3bznIf7w

 

Fotos: Mariana Bianco

22 de setembro de 2026

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)