O Fórum Permanente de Estudos Clássicos, Direito e História da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), o Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-RJ) e o Observatório de Pesquisas Felippe de Miranda Rosa realizarão, no dia 17 de novembro, das 10h às 12h, a 13ª reunião do projeto LiterarIUS, com o tema “Retórica Antiga: O Que Ainda Podemos Aprender com Ela”. O evento acontecerá no Auditório da Mútua dos Magistrados.
Abertura
A abertura ficará a cargo do presidente do Fórum e doutor em Metafísica pela Universidade de Brasília (UnB), desembargador Carlos Gustavo Direito.
Palestrantes
Como palestrantes, participarão o professor de Língua e Literatura Grega da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e presidente da Sociedade Brasileira de Retórica (SBR), Ticiano Curvelo Estrela de Lacerda; e a professora titular de Língua e Literatura Grega do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF) e professora do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas (PPGLC) da UFRJ, Glória Braga Onelley.
Debatedora
Os debates serão conduzidos pela professora de Língua e Literatura Grega da UFRJ e doutora em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (USP), Beatriz de Paoli.
Inscrição
Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8896
6 de outubro de 2026
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)