Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ promoverá o evento "Direito Imobiliário em debate: Estruturas, Operações e Litígios Estratégicos"

Ícone que representa audiodescrição

O Fórum Permanente de Direito Civil Professor Sylvio Capanema de Souza da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizará, no dia 12 de novembro, às 9h, o evento “Direito Imobiliário em debate: Estruturas, Operações e Litígios Estratégicos”.

O encontro acontecerá presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, com transmissão pela plataforma Zoom e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Abertura

A abertura será realizada pelo presidente do Fórum Permanente de Direito Civil Professor Sylvio Capanema de Souza da EMERJ e doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) Marco Aurélio Bezerra de Melo; e pela coordenadora da Comissão de Direito Urbanístico e Direito Imobiliário (CDUDI) da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB-RJ) e diretora estadual do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário (IBRADIM), Tassia Ruschel.

Palestrantes

Às 9h20, ocorrerá o Painel 1 "Complexos Multiuso, Megacondomínios e Multipropriedade", com palestras do presidente do Fórum Permanente de Direito Civil Professor Sylvio Capanema de Souza da EMERJ e doutor em Direito pela UNESA, desembargador do TJRJ Marco Aurélio Bezerra de Melo; do integrante do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), José-Ricardo Pereira Lira; e do professor titular de Direito Civil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), diretor da Escola Superior de Advocacia Pública do Estado do Rio de Janeiro (ESAP) e doutor em Direito Civil pela UERJ, Carlos Edison do Rêgo Monteiro Filho.

A mediação ficará a cargo da advogada, vice-presidente da Comissão de Condomínio do IBRADIM e mestre em Direito Civil pela UERJ, Mariana Vasconcelos.

Às 10h40, acontecerá o Painel 2 "Patrimônio de Afetação, Insolvência do Incorporador e Proteção dos Adquirentes", que receberá como painelistas o advogado, vice-presidente da CDUDI da OAB-RJ e diretor de assuntos legislativos da Associação Brasileira dos Advogados do Mercado de Trabalho (ABAMI), Carlos Gabriel Feijó; o integrante do Fórum Permanente de Direito Notarial e Registral da EMERJ, notário e registrador, Eduardo Sócrates; e o presidente do Fórum Permanente de Direito da Cidade da EMERJ e doutor em Direito e Professor da UERJ, desembargador do TJRJ Marcos Alcino de Azevedo Torres.

A mediação será conduzida pela advogada, diretora adjunta do IBRADIM/RJ e secretária geral da CDUDI da OAB-RJ, Lívia Vieira.

Na parte da tarde, às 13h30, será apresentado o Painel 3 "Associação de Proprietários, Loteamentos de Acesso Controlado e Tema 492 do STF", que receberá como convidado o presidente do Fórum Permanente de Mobilidade Urbana da EMERJ e mestre em Direito pela UNESA, desembargador do TJRJ Renato Lima Charnaux Sertã; a coordenadora da CDUDI da OAB-RJ e diretora estadual do IBRADIM,  Tassia Ruschel; e o advogado, presidente do Conselho Jurídico da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro (ADEMI) e integrante da Comissão de Assuntos Cartoriais da OAB-RJ, Theo Abreu.

A mediação será da advogada e delegada regional da Associação das Empresas de Loteamento Urbano (AELO), Juliana Stechinski.

Às 14h30, será ministrado o Painel 4 "Alienação Fiduciária, Leilões Extrajudiciais e Imissão na Posse", que receberá como painelistas a advogada, integrante da Comissão Especial de Leilões da OAB Nacional e a 1ª vice-presidente da Comissão Especial de Leilões (CEL) da OAB-RJ, Sâmla Campissi; o advogado, autor do anteprojeto da Lei nº 9.514/1997 e especialista em Direito Privado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Melhim Chalhub; a leiloeira, consultora da CEL da OAB-RJ e integrante das Comissões de Leilões do IBRADIM, Juliana Vettorazzo.

A mediação será conduzida pela vice-presidente do Fórum Permanente dos Juízos Cíveis da EMERJ e mestre em Gestão Executiva Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV), desembargadora do TJRJ Cristina Serra Feijó.

Às 15h50, será apresentado o Painel 5 “Registro de Imóveis, Regularização Fundiária, Segurança Jurídica das Operações Imobiliárias e Licenciamento Ambiental”, com palestras da advogada, professora de Direito Civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutora em Direito pela PUC-Rio, Rachel Delmás; do advogado, professor de Direito da PUC-Rio e doutor em Direito da Cidade pela UERJ, Rafael Mendonça; da professora de Direito Civil da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutora em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF) e desembargadora federal, Cláudia Franco; e do integrante do Fórum Permanente de Direito Ambiental e Climático da EMERJ, presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB-RJ e doutor em Direito pela PUC-SP, Flávio Ahmed.

A mediação ficará a cargo da tabeliã, oficial registradora e vice-presidente do Registro de Imóveis do Brasil - Seção Rio de Janeiro (RIB-RJ), Thaís Viegas.

 

23 de outubro de 2026

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)