Na terça-feira, 22 de março, estreou o novo podcast da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), “Roteiros do Direito”, uma parceria com a Rádio Roquette-Pinto (94.1 FM). O primeiro episódio explicou a proposta do projeto.
A desembargadora Cristina Tereza Gaulia, diretora-geral da Escola, e a juíza Flávia Viveiros de Castro, professora da Escola, esclareceram os ouvintes que a abertura desse canal de comunicação pretende fortalecer a cidadania a partir da disseminação de informações que tornem o Poder Judiciário mais transparente.
“A ideia do ‘Roteiros do Direito’ é que nós consigamos traduzir aquele juridiquês, aquele palavrório mais difícil do Poder Judiciário”, destacou a diretora-geral da EMERJ.
“É um projeto político-pedagógico da Escola da Magistratura para ficarmos mais próximos da população”, afirmou a juíza.
Toda terça-feira, às 18h, irá ao ar um episódio inédito. Com temas específicos, o jornalista Che Oliveira vai receber, a cada episódio, um magistrado que abordará casos concretos que tenha vivenciado dentro dos processos julgados.
“Nada mais simbólico do que ter numa rádio pública a presença do Judiciário prestando serviço ao cidadão, construindo pontes na direção de uma sociedade mais justa”, ressaltou o diretor-presidente da Rádio Roquette-Pinto, Thiago Gomide.
Próximo episódio
No dia 29 de março, o tema será “Guarda Compartilhada”. A desembargadora Cristina Gaulia vai explicar sobre a responsabilidade conjunta do pai e da mãe, esclarecendo que a guarda dos filhos é, ao mesmo tempo, direito e dever dos pais.
Participação dos ouvintes
Os ouvintes podem esclarecer dúvidas e sugerir temas para os próximos podcasts pelo WhatsApp da Roquette-Pinto: (21) 96968-0094
Cooperação técnica
No dia 04 de fevereiro, a diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, e o diretor-presidente da Rádio Roquette-Pinto, Thiago Gomide, assinaram, na sede da Escola, um acordo de cooperação para a implementação de campanhas educativas e podcasts sobre temas jurídicos, direitos fundamentais e cidadania.
A iniciativa permite à Escola planejar e produzir o material de radiodifusão a ser veiculado pela Roquette-Pinto. O “Roteiros do Direito” é o primeiro programa que vai ao ar. Com supervisão da juíza Flávia Viveiros de Castro, coordenadora científica do projeto, magistrados do TJRJ vão esclarecer de forma simples e direta os assuntos jurídicos de interesse de toda a sociedade.
A Rádio
Inicialmente chamada de Rádio Escola Municipal do Rio de Janeiro, foi fundada em 1934 por Edgard Roquette-Pinto. O objetivo de Roquette-Pinto era criar um veículo de comunicação exclusivo para assuntos educacionais, atuando nos vários níveis de ensino. Com isso, preferiu doá-lo ao Ministério da Educação e Cultura, com a condição de que transmitisse apenas programação educativa e cultural. Em 1946, a Rádio passou a se chamar Roquette-Pinto, homenageando seu fundador e idealizador. A Rádio Roquette-Pinto (94.1 FM) completou 88 anos de existência em janeiro deste ano.
Como ouvir o podcast
Para acompanhar o primeiro episódio do Roteiros do Direito, acesse:
Episódio 0: https://open.spotify.com/episode/0ti6S0mXJ8rkCDZKWW3E6s?si=SV27-X8JRzuW7BnuRkphoA&utm_source=copy-link
23 de março de 2022
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)