Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Evento na EMERJ abordará questões sobre a sociedade digital

No dia 12 de maio,  às 10h, a juíza do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e professora da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) Flávia Viveiros de Castro será palestrante na reunião do Fórum Permanente de Pesquisas Acadêmicas – Interlocução do Direito e das Ciências Sociais, que tratará do tema  “O Direito da Sociedade Digital: Quantificando resultados e Construindo Paradigmas”. O encontro será transmitido via plataformas Zoom e YouTube.

O evento é em parceria com os núcleos: Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas e Acesso à Justiça (NUPEPAJ), Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Informação e Poder Judiciário (NUPETEIJU) e Núcleo de Pesquisa em Liberdades de Expressão e de Imprensa e Mídias Sociais (NUPELEIMS).

Palestrante

Flávia Viveiros de Castro é juíza titular da 6ª Vara Cível Regional da Barra da Tijuca/RJ, coordenadora do NUPETEIJU, pós-doutora em Direitos Humanos pelo Instituto Lus Gentium da Faculdade de Direito de Coimbra e doutora em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

A juíza participou do “II Encontro de Integração dos Núcleos de Pesquisas do Observatório Bryant Garth”, no qual apresentou dados da pesquisa do NUPETEIJU.

“Nós estamos fazendo aqui a proposta de criar uma dosimetria adequada para a fixação do valor dos danos morais, com critérios que possam ser seguidos por todos os magistrados de primeiro e segundo grau de jurisdição, e principalmente por advogados”, disse a magistrada no encontro dos núcleos.

Abertura

O desembargador do TJRJ Wagner Cinelli, mestre em Política Criminal pela London School of Economics (LSE) e presidente do Fórum Permanente, fará a abertura do encontro. 

Debatedores

O vice-presidente do Fórum Permanente de Pesquisas Acadêmicas – Interlocução do Direito e das Ciências Socias e doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), desembargador André Correa de Andrade; a presidente da Comissão e Desenvolvimento da EMERJ, desembargadora   Jacqueline Lima Montenegro, e a juíza Viviane Alonso Alkimim, mestre em Direito Público pela Universidade Clássica de Lisboa, serão os responsáveis por ressaltar pontos importantes sobre o tema.

Além dos magistrados acima, também irão debater o assunto os professores Barbára Gomes Lupetti, docente da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Veiga de Almeida (UVA), e doutora em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF); o professor da EMERJ e da Uerj Fernando de Castro Fontainha, doutor em Ciência Política pela Université de Montpellier 1; e Cléssio  Moura de Souza, professor e pesquisador na Universidade Friedrich-Alexander em Erlangen/Nuremberg, e doutor em Criminologia pelo Instituto Max-Planck.

 

Inscrição

Os eventos da Escola são gratuitos e concedem horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito que participarem. Para se inscrever, acesse: https://emerj.com.br/site/evento/8121

Inclusão do Vlibras