No dia 12 de maio, às 10h, a juíza do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e professora da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) Flávia Viveiros de Castro será palestrante na reunião do Fórum Permanente de Pesquisas Acadêmicas – Interlocução do Direito e das Ciências Sociais, que tratará do tema “O Direito da Sociedade Digital: Quantificando resultados e Construindo Paradigmas”. O encontro será transmitido via plataformas Zoom e YouTube.
O evento é em parceria com os núcleos: Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas e Acesso à Justiça (NUPEPAJ), Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Informação e Poder Judiciário (NUPETEIJU) e Núcleo de Pesquisa em Liberdades de Expressão e de Imprensa e Mídias Sociais (NUPELEIMS).
Palestrante
Flávia Viveiros de Castro é juíza titular da 6ª Vara Cível Regional da Barra da Tijuca/RJ, coordenadora do NUPETEIJU, pós-doutora em Direitos Humanos pelo Instituto Lus Gentium da Faculdade de Direito de Coimbra e doutora em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
A juíza participou do “II Encontro de Integração dos Núcleos de Pesquisas do Observatório Bryant Garth”, no qual apresentou dados da pesquisa do NUPETEIJU.
“Nós estamos fazendo aqui a proposta de criar uma dosimetria adequada para a fixação do valor dos danos morais, com critérios que possam ser seguidos por todos os magistrados de primeiro e segundo grau de jurisdição, e principalmente por advogados”, disse a magistrada no encontro dos núcleos.
Abertura
O desembargador do TJRJ Wagner Cinelli, mestre em Política Criminal pela London School of Economics (LSE) e presidente do Fórum Permanente, fará a abertura do encontro.
Debatedores
O vice-presidente do Fórum Permanente de Pesquisas Acadêmicas – Interlocução do Direito e das Ciências Socias e doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa), desembargador André Correa de Andrade; a presidente da Comissão e Desenvolvimento da EMERJ, desembargadora Jacqueline Lima Montenegro, e a juíza Viviane Alonso Alkimim, mestre em Direito Público pela Universidade Clássica de Lisboa, serão os responsáveis por ressaltar pontos importantes sobre o tema.
Além dos magistrados acima, também irão debater o assunto os professores Barbára Gomes Lupetti, docente da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Veiga de Almeida (UVA), e doutora em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF); o professor da EMERJ e da Uerj Fernando de Castro Fontainha, doutor em Ciência Política pela Université de Montpellier 1; e Cléssio Moura de Souza, professor e pesquisador na Universidade Friedrich-Alexander em Erlangen/Nuremberg, e doutor em Criminologia pelo Instituto Max-Planck.
Inscrição
Os eventos da Escola são gratuitos e concedem horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito que participarem. Para se inscrever, acesse: https://emerj.com.br/site/evento/8121