O terceiro episódio do podcast “Roteiros do Direito”, da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), será transmitido na próxima terça-feira, dia 12, e abordará as possíveis soluções para os superendividados. A diretora-geral da Escola, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), será a entrevistada.
Para além do endividamento, existe o superendividamento. Em casos assim, como solucionar o problema? É possível regularizar a situação e renegociar as dívidas? Ao analisar o exemplo de uma pessoa que se tornou superendividada ao ficar desempregada, a magistrada vai esclarecer as dúvidas dos ouvintes.
O podcast
A estreia do podcast “Roteiros do Direito”, uma parceria com a Rádio Roquette-Pinto (94.1 FM), foi no dia 22 de março, com uma apresentação. A desembargadora Cristina Tereza Gaulia e a juíza Flávia Viveiros de Castro esclareceram os ouvintes que a abertura desse canal de comunicação pretende fortalecer a cidadania a partir da disseminação de informações que tornem o Poder Judiciário mais transparente.
Toda terça-feira, às 18h, vai ao ar um episódio inédito. Com temas específicos, o jornalista Che Oliveira recebe, a cada episódio, um magistrado que aborda casos concretos que tenha vivenciado dentro dos processos julgados.
O primeiro episódio do “Roteiros do Direito”, exibido no dia 29 de março, apresentou como tema “Guarda Compartilhada”. A desembargadora Cristina Gaulia explicou a responsabilidade conjunta do pai e da mãe, esclarecendo que a guarda dos filhos é, ao mesmo tempo, direito e dever dos pais.
No segundo episódio, disponibilizado no último dia 5, a juíza Flávia de Almeida Viveiros de Castro, professora da EMERJ e doutora em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), falou sobre “Registro – Nome Civil”.
Participação dos ouvintes
Os ouvintes podem esclarecer dúvidas e sugerir temas para os próximos podcasts pelo WhatsApp da Roquette-Pinto: (21) 96968-0094.
A Rádio
Inicialmente chamada de Rádio Escola Municipal do Rio de Janeiro, foi fundada em 1934 por Edgard Roquette-Pinto. O objetivo de Roquette-Pinto era criar um veículo de comunicação exclusivo para assuntos educacionais, atuando nos vários níveis de ensino. Com isso, preferiu doá-la ao Ministério da Educação e Cultura, com a condição de que transmitisse apenas programação educativa e cultural. Em 1946, a Rádio passou a se chamar Roquette-Pinto, homenageando seu fundador e idealizador. A Rádio Roquette-Pinto (94.1 FM) completou 88 anos de existência em janeiro deste ano.
Como ouvir o podcast
O podcast da semana estará disponível a partir das 18h todas as quartas-feiras. Se não conseguir acompanhar ao vivo o episódio da semana, acesse o perfil da EMERJ no Spotify: https://anchor.fm/roteiros-do-direito
11 de abril de 2022
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)