As inscrições para o 2º Concurso de Redação “A EMERJ e o juiz do futuro” para os estudantes da categoria 2, alunos do Ensino Médio, foram prorrogadas até o dia 31 de agosto. Os estudantes discorrerão sobre "Qual o papel do Supremo Tribunal Federal em um Estado democrático de direito?”. Poderão se inscrever os alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais e estaduais do estado do Rio de Janeiro.
A inscrição, que é gratuita, deverá ser feita pelas instituições de ensino por meio de seus coordenadores e será realizada obrigatoriamente pelo formulário on-line (disponível no site da EMERJ). As redações que tiveram seu prazo de inscrição prorrogados entrarão em fase de análise dos requisitos no início de setembro. Os seus vencedores serão conhecidos até o dia 28 do mesmo mês.
As inscrições se encerraram em 15 de junho para os alunos da categoria 1, do 6º ao 9º ano das escolas públicas municipais e estaduais do estado do Rio de Janeiro. O tema da redação foi "Os juízes precisam respeitar os direitos humanos?”.
Comissão julgadora
Entre os dias 16 e 26 de setembro, os textos aprovados serão analisados pela comissão julgadora, composta por magistrados previamente definidos pelo Conselho Consultivo da EMERJ; membros da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ) e da Mútua dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Mútua); além de representantes do Programa Alumni-EMERJ e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio de Janeiro (SENAC RJ).
Requisitos
Segundo o edital de rerratificação do 2º Concurso de Redação “A EMERJ e o juiz do futuro”, publicado na segunda-feira (25), as redações precisam, além de ter de 25 a 30 linhas e ser inédita e original, ter pertinência ao tema proposto, criatividade do trabalho, compreensão sobre o papel do Poder Judiciário na sociedade brasileira, clareza no desenvolvimento das ideias; correção ortográfica e gramatical do texto, entre outros quesitos.
Para ler o edital de rerratificação na íntegra, acesse a página 34 do DJE de 22/07, no link:
https://www3.tjrj.jus.br/consultadje/consultaDJE.aspx?dtPub=25/07/2022&caderno=A&pagina=1
A EMERJ e o juiz do futuro
Criado em 2021, o projeto é uma oportunidade para os alunos da rede pública de ensino de todo o estado do Rio de Janeiro se aproximarem do Poder Judiciário e despertarem o interesse pelos temas relacionados às funções da magistratura e ao direito fundamental de acesso à Justiça. Na primeira edição, no ano passado, seis alunos foram premiados.
Premiação
- Os autores dos trabalhos classificados em 1º lugar, em cada categoria, receberão um notebook.
- Os autores dos trabalhos classificados em 2º lugar, em cada categoria, receberão um tablet;
- Os autores dos trabalhos classificados em 3º lugar, em cada categoria, receberão um celular;
- As instituições de ensino dos estudantes autores dos trabalhos classificados em 1º lugar, por categoria, receberão um computador desktop;
- Os estudantes do ensino médio autores dos 5 trabalhos mais bem colocados receberão também uma bolsa de estudo para cursos do SENAC-RJ (exceto graduação, pós-graduação e MBA), desde que atendam aos requisitos internos do Programa SENAC de Gratuidade;
- Todos os estudantes dessa edição do projeto receberão um certificado de participação.
Comissão de concurso
A comissão de concurso, formada pela secretária-geral, Luiza Castro; pelo assessor-chefe do gabinete da diretora-geral, André Luiz Teixeira dos Santos; pelo diretor do DECOM, Francisco Budal; e pelo diretor do DETEC, Alexandre Nascimento de Souza, é responsável pelo acompanhamento administrativo de todas as etapas do concurso até a divulgação do resultado final e a entrega dos prêmios. A cerimônia de premiação está prevista para 30 de setembro.
25 de julho de 2022
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)