Especialmente nesta semana, o 18º episódio da primeira temporada do podcast “Roteiros do Direito”, uma parceria entre a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e a Rádio Roquette-Pinto, será exibido nesta quarta-feira (27), às 18h. No programa, o jornalista Che Oliveira conversa com a ouvidora-geral da Justiça do Rio de Janeiro e professora da Escola, juíza Juliana Kalichsztein, sobre o tema “Ouvidoria”.
A magistrada do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), mestra em Direito Internacional e Integração Econômica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), explica no programa o que é a ouvidoria e responde a algumas perguntas: O que é possível requerer para o departamento? Quais são as solicitações mais comuns de atendimento? Quem pode ingressar com um requerimento?
Como ouvir o podcast
Toda semana vai ao ar um episódio inédito na Rádio Roquette-Pinto (94.1 FM). Com temas específicos, a cada programa um magistrado aborda casos concretos que tenha vivenciado dentro dos processos julgados.
O podcast da semana fica disponível para os que não acompanharem ao vivo, no perfil da EMERJ no Spotify: https://anchor.fm/roteiros-do-direito
Participação dos ouvintes
Os ouvintes podem esclarecer dúvidas e sugerir temas para os próximos podcasts pelo WhatsApp da Roquette-Pinto: (21) 96968-0094.
O podcast
O podcast “Roteiros do Direito” estreou no dia 22 de março com a ideia de informar a população sobre os mais diversos temas do Direito que estão no cotidiano do cidadão, traduzindo o juridiquês para uma linguagem que seja acessível a todos que acompanhem o programa.
Os episódios anteriores trataram dos temas: “Guarda compartilhada”, “Registro – nome civil”, “Superendividamento”, “Da posse”, “Liberdade de expressão”, “Termo de Ocorrência de Irregularidade (TOI)”, “Violência doméstica”, “Moradia digna”, “Justiça Itinerante”, “Prisão”, “Aborto”, “Fraudes na internet: golpes do boleto”, “Violência obstétrica”, “Meio ambiente e preservação legal”, “Plano de pagamento das dívidas do superendividado”, “Sub-registro – Justiça Itinerante” e “Alienação parental”.
25 de julho de 2022
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)