Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Eventos

Cursos Abertos

Publicações

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X Twitter da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Emenda Constitucional 125 é tema da aula inaugural da pós-graduação em Direito Processual Civil

O curso de pós-graduação em Direito Processual Civil da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) teve sua aula inaugural realizada presencialmente nessa terça-feira (16), ministrada pelo professor desembargador Alexandre Freitas Câmara, doutor em Direito Processual pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG).

“O curso é preparado para debater não só as questões de forma geral do Processo Civil, mas de todas as questões controvertidas, em um nível acima, com a qualidade que a EMERJ exige”, destacou a desembargadora Natacha Nascimento Gomes Tostes Gonçalves de Oliveira, mestre em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF), vice-presidente do Fórum Permanente de Processo Civil, membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) e coordenadora da formação.

O desembargador Ricardo Alberto Pereira, professor da EMERJ, prosseguiu: “A ideia é buscar um novo Processo Civil. Entender, compreender e desenvolver competências que precisam ser aprimoradas”.

Aula inaugural

O desembargador Alexandre Câmara explicou o tema da aula: “A relevância da questão federal e o seu impacto no recurso especial, por força da recente Emenda Constitucional 125, criou uma exigência para que se possa julgar o mérito do recurso especial.”

“Agora estamos, diante dessa emenda, com um afunilamento ainda maior da admissibilidade judicial. Não basta que o recurso preencha os requisitos já exigidos, agora, ainda, é necessário mostrar o quão relevante é esse mérito a ser julgado”, pontuou o desembargador.

Emenda Constitucional 125

A Emenda altera o artigo 105 da Constituição para instituir, no recurso especial, o requisito da relevância das questões de direito federal infraconstitucional. (Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Emendas/Emc/emc125.htm)

Curso

As aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras, das 18h às 22h, presencialmente.  O curso tem carga horária de 400 horas e será dividido em sete módulos: “Princípios e Teoria Geral do Processo Civil. Instrumentos Contemporâneos e Diferenciais”, “Processo de Conhecimento”, “Cumprimento de Sentença e Processo de Execução”, “Procedimentos Especiais”, “Processos nos Tribunais. Sistema de Precedentes. Competência Originária dos Tribunais. Recursos”, “Metodologia da Pesquisa” e “Didática do Ensino Superior”.

Inscrições

Para se inscrever, acesse: https://emerj.com.br/site/curso/2/91

 

Foto: Maicon Souza

17 de agosto de 2022 

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)