Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador

Ícone que representa audiodescrição

Instituídos pelas leis nº 10.221, de 2001, e nº 11.807, de 2008, o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico visam promover, incentivar e difundir o conhecimento cientifico no país. O dia 8 de julho foi escolhido em homenagem à fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorreu em 1948.

No Brasil, a luta de quem faz pesquisa é constante em qualquer área do conhecimento. As investigações científicas respondem às pesquisas levantadas pela classe acadêmica e buscam soluções para toda a sociedade.

Em 2003, foram publicados no Brasil 156.800 artigos, quantidade que colocou o Brasil na décima posição entre os países com maior produção científica naquele ano.

A pesquisa científica no Direito é uma atividade de investigação rigorosa e sistematizada de um tema de interesse jurídico, dirigida para identificar um problema ou lacuna no conhecimento e propor uma possível solução, que depois de testada, demonstrada e comprovada por diversas análises, é afirmada como tese ou proposição do trabalho. A pesquisa deve trazer alguma contribuição para o avanço no conhecimento da área do Direito abordada na pesquisa.

Na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), em agosto de 2019, foi inaugurado o Observatório de Pesquisas Bryant Garth, um centro de pesquisas, análises e estudos para compreensão de realidades, fatos, fenômenos e relações sociais que reúne os núcleos de pesquisa da Escola. O Observatório foi batizado em homenagem ao jurista americano Bryant Garth, vice-reitor da University California-Irvine School of Law, que desenvolveu, na década de 1970, juntamente com o jurista italiano Mauro Cappelletti, o renomado Projeto Florença, que envolveu 100 experts de 27 países e identificou, por meio de estudos empíricos, três ondas renovatórias de acesso à justiça.

Em recente visita à EMERJ e ao Observatório de Pesquisas que leva seu nome, o professor Bryant Garth destacou a importância das pesquisas científicas na área jurídica: “O objetivo de um Observatório de Pesquisas em lugares como este, especialmente no Brasil, é fundamental porque o Direito tem um papel central na sociedade, mas ainda é pouco estudado. Precisamos entender como ele funciona na prática, se realmente ajuda as pessoas que deveria ajudar ou, ao contrário, se acaba criando novos problemas.”

Na ocasião, o diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio Luís Braga dell’Orto, também destacou: “Todos nós que estamos comprometidos com o processo de pesquisa precisamos justamente colocar em prática aquilo que o professor Bryan Garth nos ensinou aqui hoje.”

As pesquisas produzidas pelo Observatório de Pesquisas Bryant Garth estão disponíveis no site da EMERJ.

 

8 de julho de 2025

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)