Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Dia da Consciência Negra

Ícone que representa audiodescrição

O Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, marca um momento de reflexão sobre a trajetória, a resistência e a contribuição do povo negro na formação da sociedade brasileira. A data foi escolhida em memória de Zumbi dos Palmares, líder do maior quilombo do período colonial, símbolo da luta pela liberdade e pela igualdade racial.

Instituído pela Lei nº 12.519/2011, o Dia da Consciência Negra busca valorizar a cultura afro-brasileira e promover o enfrentamento ao racismo e a todas as formas de discriminação. Instrumentos legais como a Constituição Federal de 1988, a Lei nº 7.716/1989 e o Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288/2010) reforçam o compromisso do Estado brasileiro com a igualdade de direitos e oportunidades.

A EMERJ desenvolve diversas iniciativas voltadas à promoção da igualdade racial e da inclusão social. Entre elas, destacam-se o Fórum Permanente de Direito e Relações Raciais, o Prêmio EMERJ Direitos Humanos, o Prêmio EMERJ Consciência Negra – Troféu Esperança Garcia e o Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia (NUPEGRE).

Em parceria com a Educafro, a Escola também promove os cursos de Português Instrumental Jurídico e Inglês Instrumental Jurídico, destinados a ampliar as oportunidades de acesso de jovens em situação de vulnerabilidade social ao meio acadêmico e profissional do Direito.

Reforçando seu compromisso com a diversidade e a igualdade de oportunidades, a EMERJ passou a integrar o grupo de instituições reconhecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o Selo de Reconhecimento Público por Contribuição à Diversidade e Inclusão no Poder Judiciário Brasileiro. A Escola ainda mantém cotas em todos os cursos oferecidos, reafirmando sua atuação em prol de uma sociedade mais justa e inclusiva.

 

20 de novembro de 2025

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)