A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) publicou, nesta quarta-feira (28), o edital para a concessão de bolsas de estudo para o curso de extensão em Recursos Cíveis – Turma IV – 1° semestre – 2026.
Ao todo, serão disponibilizadas até 4 bolsas integrais, a serem preenchidas por candidatos com hipossuficiência econômica comprovada, sendo ofertadas aos seguintes grupos: negros, indígenas e oriundos de comunidades quilombolas; estudantes graduados da rede pública e privada de ensino superior; e pessoas com deficiência, nos termos da legislação em vigor.
Os interessados poderão realizar suas inscrições de forma virtual, por meio do e-mail emerj.protacademico@tjrj.jus.br, direcionado à Secretaria Acadêmica da EMERJ, entre os dias 29 de janeiro e 5 de fevereiro, atendendo às exigências contidas no edital.
Ao término do período disponibilizado para inscrições, no dia 12 de fevereiro, será realizada a Sessão Pública (on-line) para o sorteio das bolsas de estudo e divulgado o resultado. O link será enviado previamente, por e-mail, a todos os participantes.
Serão sorteados 7 nomes, sendo os 4 primeiros os contemplados com as bolsas. Os outros 3 nomes farão parte de uma lista de espera.
Para acessar na íntegra o edital e os formulários exigidos para a concessão de bolsas de estudo do curso de extensão em Recursos Cíveis – Turma IV – 1° semestre – 2026, clique aqui.
Curso de extensão em Recursos Cíveis
A formação, que terá início no dia 3 de março, é destinada a profissionais do Direito, advogados, serventuários da Justiça e estudantes. Serão, ao todo, 50 horas de carga horária, com encontros sempre síncronos via plataforma Zoom, às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h. Para mais informações sobre o curso, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/noticia/2817
Coordenação
A coordenadora do curso será a desembargadora Natacha Nascimento Gomes Tostes Gonçalves de Oliveira, vice-presidente do Fórum Permanente de Processo Civil da EMERJ, membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP) e do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), formadora pela Escola Nacional de
Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM) e mestra em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF).
Corpo docente
Além da desembargadora Natacha Nascimento Gomes Tostes Gonçalves de Oliveira, compõem o corpo docente da formação: Alexandre Martins Flexa; Bruna Perez Duarte de Oliveira Gonçalves Braga; Clarissa Vencato da Silva; Cristiane Saredo Pereira Dias; Flávia Pereira Hill; Gisele Mazzoni Welsch Medeiros; Gustavo Quintanilha Telles de Menezes; Guilherme Rodrigues de Andrade; Haroldo de Araújo Lourenço da Silva; Humberto Dalla Bernardina de Pinho; Lucia Frota Pestana de Aguiar Silva; Luiz Rodrigues Wambier; Manassés Lopes da Silva; Marcelle Mourelle Perez Diós; Nathalia Ferreira Ribeiro Fernandes; Ricardo Alberto Pereira; Ricardo Cavalcante Pereira; Rodrigo Fux; Teresa Celina de Arruda Alvim.
28 de janeiro de 2026
Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)