Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

Juízes substitutos, formados no 39º do Curso Oficial de Formação Inicial para Magistrados, tomam posse como juízes de direito de Primeira Entrância no TJRJ

Ícone que representa audiodescrição

Nesta sexta-feira (30), os 27 juízes substitutos formados no 39º do Curso Oficial de Formação Inicial para Magistrados da EMERJ e aprovados no L Concurso para Ingresso na Magistratura de Carreira do Estado do Rio de Janeiro tomaram posse como juízes de direito de Primeira Entrância.

A cerimônia de primeira investidura aconteceu no Salão Nobre da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

Durante a abertura da solenidade, o presidente do TJRJ e governador em exercício do estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Couto de Castro, declarou: “Para a minha alegria, hoje, vocês estão enchendo, irradiando o meu coração. É uma data, para mim, importante; é muito importante para o tribunal a data de primeira investidura de vocês. Vocês são o tribunal de hoje e de amanhã.”

O juiz de direito empossado João Zacharias de Sá ressaltou: “Eu acho que esse momento é um momento de gratidão. Todos nós aqui somos muito agradecidos pela forma como estamos sendo acolhidos nesse tribunal, nessa casa, que já podemos chamar de nossa casa. A sensação é de pertencimento.”

O desembargador Ricardo Couto de Castro frisou: “Seja no âmbito do tribunal do Direito Penal, do Direito Público ou do Direito Privado, que todos aqui exerçam com o coração e com a vontade de acertar a atividade jurisdicional. O estado precisa de vocês, a população precisa de vocês, nós precisamos de vocês. Vocês são o Judiciário. Sejam bem-vindos. Parabéns a todos.”

O secretário-geral da EMERJ, Francisco Budal, representou o diretor-geral da Escola, desembargador Cláudio dell’Orto.

Também compuseram o dispositivo de honra da cerimônia: a desembargadora Maria Angélica Guimarães Guerra Guedes, segunda vice-presidente do TJRJ; o desembargador Mauro Dickstein; o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), desembargador Fernando Cerqueira Chagas; a desembargadora Maria Celeste Pinto de Castro Jatahy; o desembargador Fernando Marques de Campos Cabral Filho; e o juiz Eric Scapim Cunha Brandão, diretor do Departamento de Aperfeiçoamento Institucional e do Departamento de Recepção de Novos Magistrados da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ), representando a juíza Eunice Haddad, presidente da AMAERJ.

Pela manhã, os empossados participaram da formatura do 39º do Curso Oficial de Formação Inicial para Magistrados, formação destinada aos juízes recém-empossados pelo TJRJ. A solenidade aconteceu no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura.

Na cerimônia, o diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio dell’Orto, proferiu: “É uma honra muito grande ter todos aqui neste momento fundamental para a formação inicial da magistratura. Quando falamos em formação inicial, parece que é algo que estamos começando, mas, na verdade, vocês estão iniciando uma carreira que será muito exitosa e feliz. Desejamos que esse curso traga para cada um de vocês aquilo que todos nós buscamos, que é fazer o bem por meio da realização da Justiça. O bem comum é algo que deve ser buscado por cada um de nós. Eu digo sempre que a magistratura brasileira é a melhor do mundo, porque temos uma magistratura selecionada por meio de concurso público muito sério e rigoroso, e que está sempre sendo renovada.”

Para acessar a matéria sobre a formatura, clique aqui.

 Fotos: Mariana Bianco

30 de janeiro de 2026

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)