Pular para conteúdo
EMERJ

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro

ícone da bandeira que traduz para o idioma Espanhol ícone da bandeira que traduz para o idioma Francês ícone da bandeira que traduz para o idioma Inglês ícone da bandeira que traduz para o idioma Português
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ Youtube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ
Imagem da Fachada da EMERJ

Magistrados

Magistrados

Eventos

Eventos

Cursos Abertos

Cursos Abertos

Publicações

Publicações

Portal do Aluno

Portal do Aluno

Concursos EMERJ

Concursos EMERJ

EMERJ Virtual

EMERJ Virtual

Núcleos de Pesquisa

Núcleos de Pesquisa

Fale Conosco

Fale Conosco

ES | FR | EN | BR
 
Fale Conosco
Facebook da EMERJ Instagram da EMERJ X da EMERJ YouTube da EMERJ Flickr da EMERJ TikTok da EMERJ Spotify da EMERJ logo Threads  LinkedIn da EMERJ

EMERJ promoverá a Missão Institucional de Intercâmbio Científico e Cooperação Judiciária

Ícone que representa audiodescrição

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), em parceria com a Universidade de Milão, o Tribunal Ordinário de Milão e a Corte de Apelação de Milão, promoverá a Missão Institucional de Intercâmbio Científico e Cooperação Judiciária, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, das 9h30 às 12h30.

O encontro acontecerá no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura e no Auditório Desembargador Antônio Carlos Amorim, com transmissão via plataforma Zoom e tradução em Libras. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da EMERJ.

31 de agosto

No dia 31 de agosto, no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, a abertura contará com a participação do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e governador em exercício do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Ricardo Couto de Castro; do diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio dell'Orto; da vice-presidente do Conselho Consultivo da EMERJ, desembargadora Ana Maria Pereira de Oliveira; do presidente substituto da Corte de Apelação de Milão, doutor Cesare Tacconi; do professor de Direito Privado Comparado da Universidade de Milão, doutor Pier Filippo Giuggioli; e do conselheiro do Conselho Superior da Magistratura da Itália, doutor Marco Bisogni.

Na sequência, será realizado o Painel I – Inovações Tecnológicas e a Qualidade da Prestação Jurisdicional, com exposições do diretor-geral da EMERJ, desembargador Cláudio dell'Orto; do presidente substituto da Corte de Apelação de Milão, doutor Cesare Tacconi; e da professora de Direito Privado Comparado da Universidade de Milão, doutora Naiara Posenato. Após o intervalo, o Painel II – IA e Sistemas de Justiça: Quadro Regulatório e Responsabilidade reunirá o presidente do Fórum Permanente de Inovações Tecnológicas no Direito da EMERJ, juiz Anderson de Paiva Gabriel, e o conselheiro do Conselho Superior da Magistratura da Itália, doutor Marco Bisogni.

1º de setembro

No dia 1º de setembro, no Auditório Desembargador Antônio Carlos Amorim, a programação será dedicada ao tema Função Jurisdicional na Itália e no Brasil. O Painel I – Estrutura da Magistratura Italiana e Organização Judiciária contará com a participação do membro do Conselho Judiciário e juíza cível da Corte de Apelação de Milão, doutora Elisa Fazzini; e do vice-presidente do Fórum Permanente de Inovações Tecnológicas no Direito da EMERJ, juiz Fábio Porto. Em seguida, o Painel II – Independência, Autonomia e Formação da Magistratura reunirá a conselheira consultiva da EMERJ, desembargadora Patrícia Ribeiro Serra Vieira; a juíza cível do Tribunal de Milão, juíza Roberta Sperati; e o professor de Direito Privado Comparado da Universidade de Milão, doutor Pier Filippo Giuggioli.

Encerrando o evento, o Painel III – Experiências Comparadas e Perspectivas de Cooperação Itália–Brasil será conduzido pelo presidente do Fórum Permanente de Direito da Cidade da EMERJ, desembargador Marcos Alcino de Azevedo Torres; e pela juíza cível da Corte de Apelação de Milão, doutora Viola Nobili.

Inscrição

Poderão ser concedidos: aos servidores que participarem do evento, horas de atividade de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (Esaj); aos estudantes de Direito, horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ).

Para se inscrever, acesse: https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8851 e https://emerj.tjrj.jus.br/evento/8852  

 

4 de agosto de 2026

Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)